Bolsas Mundiais Operam em Baixa

 | 06.09.2017 07:45

ÁSIA: A maioria das bolsas da Ásia declinou nesta quarta-feira, com investidores nervosos com aumento das tensões geopolíticas. Um diplomata norte coreano insinuou que Pyongyang estava se preparando para entregar "pacotes de presentes" para os EUA se este continuar pressionando e que outros testes de mísseis podem ser esperados após o último teste nuclear no domingo.

O presidente Donald Trump contribuiu para elevar as tensões geopolíticas quando twittou na terça-feira que iria permitir que o Japão e Coréia do Sul comprasse uma "quantidade substancial" de equipamentos militares dos EUA.

O dólar caiu abaixo de ¥ 109 pressionando o índice Nikkei do Japão a fechar em baixa de 0,14%, a 19.357,97 pontos, renovando uma nova mínima em quatro meses em meio à fraqueza nas ações de exportação e financeiro.

Do outro lado do estreito coreano, o Kospi da Coreia do Sul caiu pela quinta sessão consecutiva. O índice recuou 0,29% para fechar em 2.319,82 pontos. Destaque de baixa para siderúrgicas e montadoras: Kia Motors caiu 3,67%, Hyundai Steel caiu 2,63% e Posco perdeu 2,19%.

Abaixo, o S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,29% para terminar em 5.899,7 pontos, com o subíndice financeiro pesando sobre o mercado. Produtoras de ouro e "stocks" de energia tiveram ganhos moderados. O PIB no segundo trimestre da Austrália cresceu 1,8% em relação ao ano anterior, um pouco abaixo de uma pesquisa da Reuters, que previa um aumento de 1,9%. O dólar australiano caiu para US $ 0,7998.

O índice Hang Seng caiu 0,46%, em meio a uma queda de 1,4% do peso pesado HSBC e outros bancos chineses. O setor financeiro recuou nos EUA na terça-feira, em meio à duvidas sobre quando ocorrerão os aumentos de juros após o governador federal Lael Brainard dizer na terça-feira que o Federal Reserve tem que ser "cauteloso com a política de aperto", já que a inflação está abaixo do alvo do banco central, reforçando que a alta da taxa do Fed em dezembro dependerá das melhorias nos salários e inflação. A perspectiva da taxa dos EUA é importante para os bancos asiáticos, já que as margens também ficam sobre pressão. Os mercados do continente fecharam em alta. O Shanghai Composite avançou ligeiros 0,05% e o Shenzhen Composite ganhou 0,37%.

EUROPA: Os mercados europeus recuam na manhã desta quarta-feira, rastreando o fechamento em Wall Street, em meio a uma persistente tensão geopolítica. O índice Stoxx Europe 600 recua 0,38% após o índice amplo cair 0,1% na terça-feira e segue a caminho para a terceira queda consecutiva.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Destaque para ações de empresas de seguros, após o furacão Irma, descrito como uma tempestade de categoria 5 "potencialmente catastrófica", atingir o Caribe e seguir em direção às Ilhas Virgens, Porto Rico e Flórida, onde este último decretou estado de emergência. O Índice de Seguros do Stoxx Europe 600 recua 0,87%. A seguradora suíça Zurich Insurance Group cai 1,31% e Swiss Re cai 1,54%. AXA perde 1,48% e a Munique Reinsurance opera em baixa de 0,46%.

O setor de automóveis da Europa é o único ganhador na abertura do pregão após atualizações. Barclays (LON:BARC) elevou a classificação de ações da Fiat Chrysler para "overweight", ante "equalweight", enquanto Goldman Sachs atualizou sua classificação para a Daimler de "neutro" para "comprar". Ambas as empresas sobem em torno de 2%%.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai, liderado por ações financeiras e industriais. Uma perda na quarta-feira seria a terceira consecutiva de Londres. O índice caiu 0,5% na terça-feira , prejudicado por preocupações geopolíticas e um salto na libra para uma máxima de três semanas acima de US $ 1,30. As mineradoras avançam em Londres. Anglo American (LON:AAL) sobe 0,1%, Antofagasta (LON:ANTO) adiciona 0,8%, enquanto as gigantes BHP Billiton e Rio Tinto (LON:RIO) adicionam 0,1% cada.

As encomendas nas fábricas da Alemanha caíram inesperadamente 0,7% em julho, ante as expectativas de aumento de 0,4%, mas o ministério de economia do país disse que o nível de "pedido total" permaneceu "muito alto".

Enquanto isso, os investidores continuam a olhar para a reunião de quinta-feira do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu, que deverá debater o momento do fim de seu programa de facilitação de política monetária.

EUA: As preocupações com a Coreia do Norte pressionam os futuros de ações dos EUA no início desta quarta-feira, assim como o furacão Irma, potencialmente catastrófico, que dirige para as costas americanas, afetando também o humor do investidor.

As bolsas dos EUA fecharam em baixa na terça-feira, com aumento das tensões geopolíticas depois que a Coreia do Norte disse que testou com sucesso sua maior bomba nuclear. O índice S&P 500 interrompeu um rali de alta de seis dias, fechando 0,8% menor, enquanto o DJIA terminou em queda de 1,1% e o Nasdaq Composite Index caiu 0,9%.

A aversão ao risco deve ser o tema da semana, já que o país isolado comemora o seu dia de fundação no sábado e analistas acreditam que a Coreia do Norte esteja preparando o lançamento de um novo míssil balístico intercontinental.

O furacão Irma segue em direção ao território dos EUA, potencialmente na Flórida, onde um estado de emergência foi declarado. Irma foi promovido a uma tempestade de categoria 5 na terça-feira. Na manhã de quarta-feira, atingiu o Caribe, com o olho passando por Barbuda.

Outra Tempestade Tropical, José, está se acumulando no Atlântico e pode se transformar em outro furacão. As ameaças climáticas ocorrem depois que o furacão Harvey causou inundações e devastações no Texas, forçando o fechamento das refinarias de petróleo.

Um relatório sobre o déficit do comércio exterior para julho está previsto para ser divulgado às 9h30, seguido do índice PMI de serviços da Markit para agosto às 10h45. O índice de fabricação da ISM deve ser lançado às 11h00, enquanto o livro bege do Federal Reserve sairá às 15h00.

Não há discursos de autoridades do Federal Reserve na agenda.

ÍNDICES FUTUROS - 7h25:
Dow: -0,28%
SP500: -0,32%
NASDAQ: -0,24%

OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações