Bolsas mundiais operam sem muitas emoções em dia de feriado nos EUA

 | 19.02.2024 07:58

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: As bolsas da Ásia-Pacífico fecharam sem direção nesta segunda-feira.

Na volta do feriado de uma semana, os mercados de ações na China subiram com dados otimistas sobre viagens, enquanto as ações de Hong Kong caíram.

O CSI 300 subiu 0,5% com a retomada das negociações após os feriados do Ano Novo Lunar. Os investidores viram os gastos do consumidor saltarem acima dos níveis pré-Covid, de acordo com dados oficiais. As ações do turismo lideraram os ganhos. O Banco Popular da China manteve no domingo suas taxas em linhas de crédito de médio prazo de um ano estável em 2,5%, como esperado, à medida que os mercados reavaliam quando o Federal Reserve dos EUA deverá começar a aliviar a sua política monetária este ano. O Ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, teria dito ao Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, que os Estados Unidos deveriam eliminar as restrições às empresas e indivíduos chineses, e que as tentativas de dissociação de Pequim só prejudicariam Washington.

O índice Hang Seng de Hong Kong caiu 1,13%, enquanto o índice Hang Seng Tech caiu 2,7%.

O Nikkei do Japão, que estava perto de uma alta recorde na sexta-feira, caiu 0,07% e fechou em 38.470,38 pontos.

O Kospi da Coreia do Sul adicionou 1,19%, em 2.680,26 pontos.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 fechou 0,09% mais alto em 7.665,10 pontos, depois de quase atingir uma máxima recorde intradiária na hora do almoço, apenas 20 pontos abaixo de sua máxima intradiária de 7703,60 pontos em 2 de fevereiro. É uma semana movimentada para o ASX, com 80 grandes empresas listadas programadas para reportar seus balanços nos próximos dias. Cinco dos 11 setores ficaram no verde nesta segunda-feira. As mineradoras lideraram o rali ao longo do dia, mas reduziram parte dos ganhos iniciais. BHP subiu 1,1%, Fortescue Metals (ASX:FMG) avançou 0,2% e Rio Tinto (LON:RIO) adicionou 1,6%. A produtora de aços BlueScope reportou lucros semestrais de US$ 439 milhões, mas alertou que as perspectivas para o segundo semestre estão ligeiramente abaixo dos primeiros seis meses do ano fiscal de 2024. As ações da gigante do aço caíram 2,3%. Entre as produtoras de petróleo Santos caiu 0,5% e Woodside Energy fechou estável.

EUROPA: Os mercados europeus iniciaram a nova semana de negociações com um desempenho negativo, mudando de rumo após um sentimento amplamente positivo na semana passada.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,4% nas negociações matinais, com a maioria dos setores negociando em território negativo. As ações de tecnologia lideram as perdas.

O alemão DAX 30 e o francês CAC 40 caem 0,4% cada.

Em Londres, o FTSE 100 sobe 0,1%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) cai 1,6%, Antofagasta (LON:ANTO) perde 1,5%, enquanto as gigantes BHP e Rio Tinto operam em baixa de 1,4% cada. A petrolífera BP sobe 0,2%.

EUA: As bolsas de valores americanas e os mercados de títulos estarão fechados na segunda-feira por conta do feriado do Dia do Presidente.

O Dia do Presidente é um feriado federal dos Estados Unidos celebrado anualmente na terceira segunda-feira de fevereiro para homenagear o primeiro presidente, George Washington, que nasceu em 22 de fevereiro de 1732. Também se tornou um dia para celebrar Abraham Lincoln, o décimo sexto presidente dos EUA, que nasceu em 12 de fevereiro de 1809.

As ações caíram na sexta-feira, depois de mais um forte relatório de inflação alimentar temores de que os cortes nas taxas do Federal Reserve deverão chegar mais tarde do que o previsto este ano.

O S&P 500 caiu 0,48%, para terminar em 5.005,57 pontos e o Dow Jones Industrial Average caiu 0,37%, fixando-se em 38.627,99 pontos. O Nasdaq Composite perdeu 0,82% para terminar em 15.775,65 pontos.

Todos os três principais índices quebraram suas sequências de cinco semanas de altas e terminaram a semana no negativo. O S&P 500 encerrou a semana em queda de 0,42%, enquanto o Dow caiu 0,11%. O Nasdaq caiu 1,34%. A história diz que fevereiro é difícil para os mercados. Desde 2000, o S&P 500 teve uma perda média de 0,7% em fevereiro, de acordo com o Dow Jones Market Data.

O índice de preços ao produtor de janeiro, que mede a inflação no atacado, aumentou 0,3%. Economistas previam um ganho de 0,1%. Excluindo alimentos e energia, o núcleo do IPP aumentou 0,5%, acima das expectativas de um avanço de 0,1%.

O rendimento do Tesouro de 10 anos subiu acima de 4,3% após a leitura do PPI. A certa altura, o rendimento do Tesouro de 2 anos atingiu 4,7%, o mais alto desde dezembro.

Tem sido uma semana errática para as ações, com os investidores avaliando cuidadosamente a direção da economia dos EUA e quando o Federal Reserve poderá decidir reduzir as taxas. Na terça-feira, o Dow registrou seu maior declínio diário em quase um ano, depois que o índice de preços ao consumidor de janeiro ficou em 3,1%, acima dos 2,9% esperados pelos economistas.

O mercado sacudiu nos dois dias seguintes após o relatório, com o S&P 500 recuperando na quinta-feira para fechar em mais um recorde, mas o relatório de inflação no atacado de sexta-feira aumentou as preocupações de que o Fed possa ter de esperar até o final do ano antes de começar a cortar as taxas.

Um analista explicou que "a gangorra do mercado reflete esse cabo de guerra entre a inflação alta e rígida, que sugere que não há cortes nas taxas de curto prazo e os lucros fortes e outros sinais de uma economia robusta, o que ressalta a crença dos investidores de que há mais crescimento à frente para ações.

CRIPTOMOEDAS:
Bitcoin: +1,13% em US $ 52.419,90
Ethereum: +3,64% em US $ 2.910,61

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:
Dow: +0,03%
S&P 500: +0,06%
NASDAQ: +0,10%

COMMODITIES:
MinFe: -0,52%
Bent: -0,79%
WTI: -0,80%
Soja: ---%
Ouro: +0,30%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações