Bovespa Perde LTA no "Semanal" e Decreta o Fim do Rally...

 | 15.05.2016 17:46

Vimos no início da semana, segunda-feira, dia 09 especificamente, o Bovespa perder uma LTA que vem do início do ano, quando o índice bateu, na mínima, a faixa de 50.000 pontos, e fechou em 51.000 pontos.

Podemos até dizer que a perda "foi por pouco", mas ela ocorreu.. No entanto, no dia seguinte, o Bovespa, diante de uma forte alta, voltou para "dentro" da LTA referida. Essa situação durou até a última sexta-feira, dia 12-05-2016.

A perda é nitida; e o simbolismo é maior, já que foi um fechamento no final da semana; fechamento em 51.800 pontos.

Podemos ainda ver o índice voltar até os 52.500 como "beijo da morte"?

Sim, mas as chances de pensarmos em novos topos no médio e longo prazo (até 1 ano ) acima dos 55.000 reduzem-se bastante.

Há grandes chances desse rally, que veio lá dos 37.000 pontos, ter chegado ao fim.

E porque falo em "grandes chances", a ponto decretar seu fim?

Perdas de LTA's nos últimos 6 anos têm sido sinais fortes de fim de "rallies".

Vejamos todas as perdas de LTA's dos últimos 6 anos abaixo, começando pela própria perda da LTA de sexta-feira última.

Em paralelo, é importante que todos acompanhem os retângulos em "vermelho" destacados em cada perda.

Por que? Vejam que em 2013 há uma perda da LTA no fechamento da semana. Mas, atenção, até ali, não havia uma divergência baixista de IFR14; semanas seguintes, quando o IFR14 produz divergências baixistas, a LTA é perdida, e o Bovespa entra em fortes quedas.

Assim, nos próximos dias e meses devemos ver o índice Bovespa buscar a faixa de 50.000, depois 48.000 e 46.500, faixa da MA200.

A volatilidade deverá aumentar ao sabor e justificativas do contexto político, talvez no mesmo nível a que assistimos em 2014. Essa volatilidade poderá confundir o quadro geral.

O fim do rally significa não termos esperanças de que o BEAR-MARKET de longo prazo tenha chegado ao fim?

Não necessariamente. A perda dos 37.000, fundo do início do ano determinará a continuação do Bear-Market ou não.

Por outro lado, dificilmente veremos a perda dos 37.000 até o final do ano. Até lá, o mercado deverá sustentar e brigar com pivots fortíssimos, como os 45.000, 44.000 e 42.500.

Vamos aos gráficos. Movimento finalizado na última sexta-feira.

Bovespa, diário, escala logarítmica

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Movimentos de 2015 e 2016 - Bovespa, diário, escala logarítmica

Movimentos de 2014, 2015 e 2016 - Bovespa, diário, escala logarítmica

Movimentos de 2013, 2014, 2015 e 2016 - Bovespa, diário, escala logarítmica

Movimentos de 2010, 2013, 2014, 2015 e 2016 - Bovespa, diário, escala logarítmica


Por fim, vamos introduzir ao final do texto componentes fundamentalistas.

Mais uma vez, em texto meu, volto a tangenciar a questão dos "Bancos".

Abaixo, 3 gráficos; 3 gráficos que representam o "Saldo de Provisões para Devedores Duvidosos" de 3 grandes bancos brasileiros: Itaú (SA:ITUB4), Bradesco e Banco do Brasil (SA:BBAS3).

Alguém acha normal a evolução dos respectivos saldos finais? Preparem-se, pois o quadro abaixo ainda pode piorar...e muito daqui pra frente; não será um "novo governo" que o fará melhorar nos trimestres seguintes, pois as causas foram plantadas lá atrás, os impactos ainda serão sentidos por muito tempo.

Saldo final de "Provisão para Devedores Duvidosos" - Banco Itaú (saldo plotado a partir dos dados mostrados em seu balanço)

Saldo final de "Provisão para Devedores Duvidosos" - Banco Bradesco (SA:BBDC4) (saldo plotado a partir dos dados mostrados em seu balanço)

Saldo final de "Provisão para Devedores Duvidosos" - Banco do Brasil (saldo plotado a partir dos dados mostrados em seu balanço)

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações