Bovespa Tem 1ª Queda em 5 Pregões

 | 23.05.2013 19:59

A Bovespa esvaziou as perdas no final do pregão desta quinta-feira, mas fechou no vermelho pela primeira vez em cinco sessões, com a fraqueza da indústria chinesa e preocupações sobre o futuro do programa de estímulos monetários nos Estados Unidos abatendo os mercados acionários globais.

O Ibovespa perdeu 0,14 %, a 56.349 pontos. Na mínima, o índice chegou a cair 1,86 %. O giro financeiro da sessão foi de 6,88 bilhões de reais.
Mais cedo, o clima externo negativo pesou nos negócios --o referencial norte-americano S&P 500 caiu 0,29 % e o principal índice europeu de ações perdeu 2,1 %. Em Tóquio, o Nikkei desabou 7,3 %, sua maior queda percentual diária em dois anos.

Segundo profissionais do mercado, os investidores vinham procurando um motivo para realizar lucro e atribuíram o movimento à afirmação do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, na quarta-feira, de que o BC norte-americano poderia decidir reduzir o ritmo de compras de títulos em uma de suas próximas reuniões.

O humor piorou após a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI) da China de maio, que mostrou que a atividade industrial do país encolheu pela primeira vez em sete meses, ampliando temores sobre a recuperação econômica.

"Mas esse movimento perdeu força porque foi ficando mais claro que os vendedores estavam forçando a barra, arrumando desculpa para realizar lucros", disse Álvaro Bandeira, sócio da Órama Investimentos.
As blue chips Vale, OGX e Petrobras estavam entre as principais contribuições negativas para o Ibovespa.

Dentre as poucas altas do índice, destaque para Eletrobras, em meio à percepção de que a estatal de energia elétrica continuará a pagar dividendos para suas ações preferenciais e que dará sequência ao plano de reestruturação.

Além disso, a ação da petroleira OGX, do empresário Eike Batista, firmou alta na reta final do pregão, aliviando a pressão sobre o índice.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações