Brasil - Nem Tudo que Não Reluz Não é Ouro

 | 18.04.2017 10:28

Não tem outro jeito…a raiz econômica…a veia econômica fala alto em mim, então não tem como não acompanhar de perto. Poderia ser mais bottom-up mas num país emergentes esse puritanismo me parece um pouco ingênuo..enfim…vamos lá ver o que anda acontecendo por aí:

Dado bom. Em março de 2017, as vendas de papelão ondulado utilizados em embalagens – caixas, acessórios e chapas – cresceram 7,07% ante março de 2016 e +15,79% ante fevereiro (porrada!). Os dados referentes ao mês de março são prévios e foram divulgados na segunda-feira (10) pela Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO). Anyway é um belo indicador antecedente….e bom pra KLBN11 (SA:KLBN11) também. Na soma dos 3 primeiros meses de 2017, as vendas de papelão ondulado sobem 5,23% ante o 1T16.

Dado Ruim. As vendas no varejo recuaram 0,2% em fevereiro ante fev/16 segundo o IBGE na quarta-feira. O número representa uma baixa após a alta de 5,5% verificada em janeiro na comparação com dezembro. Em 12 meses o recuo é de 5,4%. Apesar dos pesares o número não é tão ruim assim…acredite se quiser! Isso porque o dado foi revisado e a revisão trouxe surpresa positiva para os dados passados.

Apesar da queda em fevereiro, 5 dos 8 setores pesquisados pelo IBGE tiveram alta em relação a janeiro: móveis e eletrodomésticos (3,8%), tecidos, vestuário e calçados (1,5%), livros, jornais, revistas e papelarias (1,4%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,0%) e combustíveis e lubrificantes (0,6%). Vale (SA:VALE5) mencionar que no conceito de varejo ampliado que inclui categorias do setor automotivo, motos, peças e materiais de construção, dado foi uma alta de 1,4% com destaque para veículos.