Brasil Está Barato. E Qual a Melhor Forma de Surfar Isso?

 | 23.08.2021 12:42

Brasil está barato? Na última semana, tivemos diversos assuntos permeando a cena de investimento: Afeganistão, resultados das empresas de varejo nos EUA, o tal “tapering” do FED podendo começar muito em breve, entre outros.

Mas para nós brasileiros, não tem como não falar da cena local de investimentos no Brasil.

A meu ver, o mercado ligou o modo pânico. DI's saltaram, bolsa enterrou e muitos investidores jovens entraram em pânico. Afinal, o órgão mais sensível do corpo humano é o bolso!

Tem muita gente falando muita coisa, colocando a culpa na política, no presidente e por aí vai. Mas penso que não é tão simples assim, tem mais caroço nesse angu e vou mostrar nessa tônica. Mas antes disso queria dizer que o Brasilzão não morreu nem vai morrer. Talvez seja meio aquele sentimento da música do Wesley Safadão com a Anitta: Brasilzão nos F gostoso e a gente gosta.

Sabe por que eu não te largo?

Cê faz gostoso ainda põe leite condensado

Mas vamos falar sério. Aquela “boca de jacaré” que comentei na semana passada abriu ainda mais exacerbando o cenário de investimentos nos EUA (linha preta) versus mercados emergentes (linha vermelha) e o Brasil (linha verde) – vide gráfico. O que esse gráfico mostra é que o investimento em bolsa de valores no Brasil e no mercado emergente não compensou o risco maior que esses mercados representam e já acumulam perdas no ano, ao passo que o mercado americano acumula alta de quase 20% no ano.