Brasil Está em Posição Privilegiada Frente ao Resto do Mundo

 | 15.09.2016 14:28

Foi o que sobrou

"Em caso de dúvidas, vamos apostar nas vendas da Apple” parece o mote do momento em Wall Street. Em meio a dados de varejo e produção industrial abaixo do esperado, e com discussões em torno dos próximos passos do Fed perdendo força (consenso migrou fortemente para Dezembro), apostar na maçã foi o que restou. Sinceramente? A mim parece, simplesmente, uma distração: foi o brinquedo que sobrou para se distrair enquanto não surgem novos fatos para sacudir o mercado.

Estrela (de)cadente

Na esteira de dados econômicos fracos nos EUA, mercados se animam por aqui. Passado o soluço das bolsas, e à medida que morrem as chances de o Fed fazer algo agora, faz sentido fazer conta. Seguimos com a visão de que, em meio à barafunda em que se meteram as economias mundiais, estamos em uma posição privilegiada por aqui. Por aqui, foco em Lula. A despeito da gritaria habitual dos aliados, a estrela já não brilha. Agradecemos.

Questão de responsabilidade

De Brasília, a sinalização é de que governadores do Nordeste podem espernear à vontade: ficarão chupando o dedo com relação ao socorro adicional que demandam. Para Temer, é mais uma oportunidade de demonstrar que, embora disposto a negociar, tudo tem limite — e o limite é dado pelo orçamento. Responsabilidade fiscal se transmuta em credibilidade, que há de se expressar na queda dos juros de longo prazo. Bom para o país, e também para quem comprar renda fixa apostando no fechamento da curva. Você já comprou suas LTNs? Gostamos das de 2023.

Season Finale

Encerraremos hoje a admissão de novos assinantes para a série Estratégias com Opções . Bem empregadas, as recomendações do Bruce são uma ótima alternativa para buscar rentabilidade adicional para um portfólio de investimentos bem estruturado.

Por outro lado, é preciso disciplina para operar e capacidade de se movimentar rápido. Os retornos são atrativos, mas não vêm sem riscos igualmente maiores. É um produto para poucos — uma das razões pelas quais só abrimos a série para novas assinaturas de tempos em tempos. Se você tiver interesse, é agora.

E se tiver muro?

Pesquisa da Bloomberg indica que Donald Trump teria 5 pontos percentuais de vantagem sobre Hillary Clinton em Ohio. O estado é um dos mais notórios “swing states” — estados nos quais nenhum partido é majoritário, onde a disputa por terreno é palmo por palmo. Ninguém chegou à Casa Branca sem vencer em Ohio desde 1964. Seria um presságio? Gerdau (SA:GGBR4) (preferimos GGBR3 (SA:GGBR3)) pode se beneficiar nesse cenário. Não! Não é por conta da demanda por aço para construir o muro… o que tenho em mente é mais barreiras à importação de aço, principalmente da Turquia — para o qual, aliás, as produtoras locais estão pedindo revisão do anti-dumping em vigor, que é tido como insuficiente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações