Brasil Passa de 300 Mil Mortes pela Covid-19 e os Destaques da Semana

 | 26.03.2021 16:21

Panorama Semanal de 22 a 26 de março*h2 COVID/h2

Já passam de 300 mil os mortos pela Covid-19 no Brasil. Outro recorde macabro: mais de três mil mortos em um único dia. Pelo país, hospitais estão em colapso ou à beira do colapso. São Paulo e Rio de Janeiro iniciaram um “megaferiado” de dez dias. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que o número de óbitos causados “já ultrapassou o limite do bom senso”. Uma boa notícia é que o Instituto Butantan vai produzir uma vacina própria, a Butanvac, e deve solicitar à Anvisa, ainda nesta sexta-feira, a autorização para testes clínicos. A expectativa é produzir 40 milhões de doses até o fim de 2021.

h2 VACINAÇÃO/h2

Em pronunciamento na TV, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que 2021 será o “ano da vacinação dos brasileiros”. Negando que é contra vacinas, Bolsonaro disse que se empenhou pessoalmente para comprar o imunizante da Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34). Houve panelaços por todo o país, e o presidente foi chamado de mentiroso.

h2 COMBATE À PANDEMIA/h2

Bolsonaro convocou representantes das cúpulas do Legislativo e do Judiciário em uma reunião para tratar do combate à pandemia. O resultado foi um “pacto nacional”, que prevê acolher as demandas dos governadores para encaminhá-las a um comitê semanal anti-Covid. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a união entre os poderes fortalecerá o SUS. Governadores da oposição não participaram da reunião. Segundo o presidente, “o desemprego parte diretamente de quem faz lockdown”.

A ideia de pacto não impede conflitos no poder. Em uma possível alusão a impeachment, o presidente da Câmara, Arthur Lira, fez um discurso genérico sobre “remédios políticos amargos”, em que mencionou “erros primários, desnecessários e inúteis”. Amenizando o tom, disse, no entanto, que os parlamentares preferem que as “atuais anomalias se curem por si mesmas, frutos da autocrítica, do instinto de sobrevivência, da sabedoria, da inteligência emocional e da capacidade política”.

Em outra frente, quem balança é o chanceler Eduardo Araújo, que vem sendo cobrado por adotar uma postura ideológica, a qual atrapalha, segundo os críticos, a negociação de vacinas com a China, por exemplo.

h2 ECONOMIA/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No segmento econômico, destaque para a carta aberta que critica o combate à pandemia, assinada por economistas, banqueiros e empresários. Para o Executivo, trata-se de “movimento político” contra Bolsonaro.

No Congresso, a Comissão Mista de Orçamento votou o Orçamento para 2021, remanejando recursos para não paralisar obras e atividades.

h2 TAXA SELIC/h2

Roberto Campos Neto, presidente do BC, afirmou que o órgão segue trabalhando com um cenário de “normalização parcial” da política monetária. Segundo Campos Neto, a elevação da Selic em 0,75 ponto percentual não significa que a taxa básica de juros deixará de ser estimulativa. No Relatório Trimestral de Inflação do BC, a meta seria de “juros neutros”, que não estimulam nem reduzem a atividade da economia.

h2 MORO/h2

No Judiciário, em uma sessão com bate-boca entre ministros, a Segunda Turma do STF declarou, por 3 votos a 2, que Sérgio Moro agiu com parcialidade na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex. As provas se tornaram, então, nulas.

h2 PREGÃO/h2

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 1,5%, a 113.749 pontos. O dólar subiu 0,55%, cotado a R$ 5,67 na venda.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h30 do dia 26.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações