Aquele Olhar 43 para 2017

 | 18.10.2016 09:13

“Seu corpo é fruto proibido
É a chave de todo pecado
E da libido, e prum garoto introvertido
Como eu, é pura perdição!”

Que letra! Ahhhha os anos 80 (suspiros)!

Paulo Ricardo poderia dedicar essa música para economia brasileira atualmente. Vivemos uma dicotomia e tanto nos dias de hoje. Dados da nossa economia seguem não mostrando muita ou nenhuma melhora. Mesmo assim as perspectivas com nossa economia e potenciais ganhos no mercado de ações seguem provocando minha libido (uiiiii!)

Alguns dados podem ser bem justificados, tipo o caso do último dado de produção industrial que mostrou uma queda de 5,2%. Uma parte pode ser atribuída a interrupção temporária na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo, e a forte queda na produção de alimentos, com baixa de 8%. Ou seja, foram eventos pontuais que não devem se repetir.

Pergunta de 1MM: de onde virá o crescimento que tanto se fala por aí??? 1% ano que vem? 2%?

Olhando para o 3T16, não espero grandes resultados trimestrais sendo reportados em breve. Não deu tempo de as empresas perceberem nenhuma melhora. Outro ponto que preocupa é que os pedidos de natal têm sem mostrando bem fracos. Falamos com algumas empresas e tem sido meio unânime que ninguém está afim de apostar num natal gordo. O foco é manter estoques baixos e vender o que der.

Então de um lado temos uma economia ainda em contração e muita gente com medo de investir. Por outro, os indicadores de confiança seguiram avançando em setembro. dá uma olhada: