Brexit, FED e BoJ Adicionam Preocupações nos Mercados

 | 13.06.2016 07:57

ÁSIA: Os mercados asiáticos terminaram em forte baixa nesta segunda-feira, antes das reuniões de bancos centrais nos EUA e Japão e em meio a temores com o próximo referendo a respeito da permanência do Reino Unido na União Europeia.

No Japão, o Nikkei caiu 3,51%, em 16,019.18 pontos, com uma nova força do iene pressionando ações japonesas, principalmente as de exportadores. As ações da Toyota, Nissan, Honda e Sony fecharam em baixa entre 3,54% e 4,18%. O iene se fortaleceu contra o dólar com investidores correndo para comprar a moeda japonesa, considerado uma moeda “porto seguro”, antes da reunião de dois dias do Banco do Japão e o aumento das preocupações com um possível Brexit, referendo que ocorrerá no dia 23 de junho, onde os britânicos votarão por uma possível saída da União Europeia. O par dólar/iene foi negociado a 105,83, comparado com os níveis de 106.80 de sexta-feira (10/06). As ações japonesas já caíram quase 16% desde o início do ano.

Mercados da China continental também fecharam em queda, após dados oficiais divulgados nesta segunda-feira mostrando que o crescimento do investimento em ativos fixos da China diminuiu para 9,6% em termos homólogos no período de janeiro a maio. Analistas consultados pela Reuters esperavam um crescimento do investimento de 10,5% para o período. O Shanghai Composite fechou em baixa de 3,23%, em 2,832.50 pontos e o Shenzhen Composite despencou 4,75%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,52%.

No mercado de commodities, os preços do petróleo perderam o nível psicologicamente importante de US$ 50. A maioria das ações de energia da região fechou em baixa. No Japão, Inpex despencou 5,77%, Fuji Oil recuou 3,34% e Japan Petroleum perdeu 5,41%. No continente chinês, Sinopec caiu 4,04% e China Oilfield recuou 2,83%.

Mercados da Austrália ficaram fechados por conta do feriado de aniversário da rainha.

EUROPA: As bolsas europeias caem nesta segunda-feira seguindo a forte baixa de seus pares asiáticos, com os investidores enfrentando preocupações com um crescente Brexit (se o Reino Unido deve cortar laços com a União Europeia).

A força do iene japonês assustou os investidores na Ásia, enquanto na Europa, o referendo está pressionando o apetite dos investidores por ativos de riscos na Europa, além dos investidores manterem-se cautelosos antes da próxima reunião de dois dias do Fed na quarta-feira.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Stoxx Europe 600 cai 1,43%, movendo em direção a seu ponto mais baixo desde 07 de abril. Todos os setores perdem terreno, liderados pelo setor financeiro e tecnologia. A busca por segurança em títulos de governo acelerou nas últimas sessões, empurrando os preços para cima e os rendimentos para níveis em recorde de baixa. A queda dos rendimentos dos títulos ressaltam preocupações sobre a rentabilidade do setor bancário.

Ações de bancos liderando as baixa no índice pan-europeu. As ações do Banca Popolare di Milano e Monte dei Paschi di Siena da Itália recuam 5,68 e 4,98%, respectivamente. O banco alemão Commerzbank cai 2,39% e o francês Crédit Agricóle (PA:CAGR) perde 2,37%. O rendimento do Bund alemão de 10 anos cai menos de 1 ponto base em 0,028%. Na sexta-feira (10/06), renovou a mínima recorde em torno de 0,010%.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai e segue a caminho do menor fechamento desde 19 de maio, após o índice de referência deslizar 1,9% na sexta-feira, a maior perda diária desde 11 de fevereiro, quando marcou um recuo semanal de 1,5%. Dados econômicos chineses adicionaram mais preocupações com o referendo do Reino Unido e perspectivas com crescimento global.

Mercados de petróleo também não conseguem subir, com os preços puxados para baixo por crescentes preocupações econômicas na Ásia e um fortalecimento do dólar, o que torna a importação de combustíveis mais caro para muitos países. Ao mesmo tempo, o preço do ouro encontrou um suporte, com os investidores colocando dinheiro em ativos seguros como o metal amarelo. A mineradora de metais preciosos Randgold Resources (LON:RRS) sobem. Entre as gigantes, BHP Billiton cai 0,56% e Rio Tinto (LON:RIO) recua 0,26%.

G4S recua 5,73% após a empresa de segurança confirmar no domingo que Omar Matteen, o suspeito no tiroteio de domingo em Orlando era um de seus empregados. G4S disse que está cooperando com as autoridades policiais na investigação do tiroteio, que deixou mais de 50 pessoas mortas.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h50:

ÁSIA
Nikkei: -3,51%
Austrália: ---%
Xangai Composite: -3,23%
Hong Kong: -2,52%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -1,34%
London - FTSE: -0,73%
Paris CAC 40: -1,43%
Madrid IBEX: -1,59%
FTSE MIB: -2,41%

COMMODITIES
BRENT: -1,07%
WTI: -1,24%
OURO: +0,91%
COBRE: +0,49%
SOJA: +1,10%
ALGODÃO: +1,18%
MILHO: +2,13%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: -0,37%
SP500: -0,40%
NASDAQ: -0,48%

Observação: Este material é um dados .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações