BRF: A Derrocada da Quality

 | 01.10.2018 13:24

Claro que o que aconteceu com a, outrora poderosa, BRF (SA:BRFS3) é bastante esclarecedor da forma que funciona o mercado financeiro.

É interessantíssimo entender como as expectativas fora da realidade se tornaram consenso de mercado. Uma rápida busca nos jornais e revistas deixará claro o consenso da época.

O maior investidor de todos os tempos, Warren E. Buffett, comenta que o mercado, no curto prazo, é um concurso de beleza.

E o Valor comenta, hoje, como a Tarpon (SA:TRPN3) vem recebendo resgates de seus fundos e sendo obrigada a liquidar posições na companhia.

E BRF tinha mesmo tudo para ser uma das mais belas.

Quando a Tarpon assumiu o controle e encheu a gestão da companhia de estrelas (incluindo o controverso Abílio Diniz), a certeza de bons frutos do mercado a transformou em “quality”.

A companhia seria completamente modificada. Sua produção teria foco na demanda e ela se transformaria em uma empresa de bens de consumo como a Unilever (LON:ULVR) ou a Nestle.

A gestão prometeu metas de margem Ebitda que foram rapidamente inseridas nas planilhas do sellside. Nada poderia dar errado.

E tudo deu. O mercado internacional nunca conseguiu puxar os resultados, com o Brasil afundando, o milho impactou muito mais que deveria, entre outros problemas.

Mesmo caindo de mais de 70 reais para os atuais 22 reais (-70 por cento), as ações continuam caras.

BRF negocia a mais de 16x Ebitda, 2x patrimônio, com dívida líquida elevadíssima e dado prejuízo. A nova gestão da companhia é ótima mas, aos preços atuais, já pagamos por seu sucesso.

No Investidor de Valor, ficamos longe das ações de BRF.

--
Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações