Buggpedia: O Que é a ABRAS?

 | 06.07.2019 16:05

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados

O que é a ABRAS? Qual a sua importância?

Aos novos leitores, sejam bem-vindos esperamos que esse conteúdo te ajude a ser um investidor cada vez melhor!

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. É uma entidade dinâmica e moderna, que atua com a missão de representar, defender, integrar, impulsionar e desenvolver o setor supermercadista no País.

HISTÓRIA

Criada em 11 de novembro de 1968 a ABRAS atua em rede, de forma participativa, com as 27 Associações Estaduais de Supermercados afiliadas, sempre com foco na evolução das lojas; no estímulo ao saudável intercâmbio com os fornecedores. A entidade nacional, com sede em São Paulo (SP), representa o setor de autosserviço no Brasil, o qual tem uma importância significativa respondendo por mais de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e gerando mais de 1,8 milhão de empregos diretos.

PARA ANÁLISE DE QUAIS EMPRESAS USO SEUS DADOS?

Ao fornecer bons insights sobre supermercados, seus dados nos ajudam na análise de Carrefour (SA:CRFB3) e do Grupo Pão de Açúcar (SA:SA:PCAR4). O Índice Nacional de Vendas (para mim o mais importante) e o Ranking ABRAS, deveriam ser monitorados por todos aqueles que tem interesse no setor (ou até para ficar sabendo como anda o setor). Ou seja, se a ABRAS divulga que os dados de venda são crescentes, isso tende a ser observado nas vendas dos supermercados e consequentemente em suas receitas e lucros.

O QUE ELA ME OFERECE ?

A ABRAS possui um Departamento de Economia e Pesquisa, no qual ela produz diversas análises e pesquisas sobre as condições e perspectivas do setor supermercadista brasileiro e com isso você pode ter bons insights de como anda o desempenho econômico desse setor e, consequentemente as empresas do mesmo!

Vejamos:

Levantamento do Índice Nacional de Vendas
, referência nacional na avaliação do consumo do brasileiro.

Divulgação: último dia do mês.

Abaixo o dado do mês de abril mostrando a evolução ante o mesmo mês do ano anterior (2018). No acumulado do ano, as vendas apresentaram crescimento de 2,26%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.