Buggpedia: O Que é o Dividend Yield?

 | 02.11.2018 07:05

DIVIDEND YIELD

O que é o Dividend Yield? Para que serve?

O Dividend Yield, não cabe uma tradução certa… Algo em torno de “Rendimento dos Dividendos”, mas melhor que isso rsrs… cabe um entendimento sobre o que ele é. Ele é mais um índice importantíssimo para o investidor, que indica quanto uma empresa paga de dividendos a cada ano em relação ao preço das suas ações. Ou seja, para os investidores o Dividend Yield mostra quanto do fluxo de caixa livre eles estão recebendo ao fazer um investimento em empresas que pagam dividendos.

Vou ser insistente, pois, esse indicador é um dos mais interessantes e importantes para o investidor. O Dividend Yield diz ao investidor quanto de retorno ele recebeu por aquela ação nos últimos 12 meses, a partir das cotações atuais daquela empresa.

Alguns devem estar se perguntando… e o que são dividendos? Pois bem, de forma rápida, um dividendo é uma parcela dos lucros de uma empresa distribuída aos seus acionistas, elas podem ser mensais (mais raras), trimestrais ou anuais. São como se fossem uma “bonificação” para o investidor. Sugiro que para quem queira entender melhor, acessar o post que eu fiz sobre Dividends (Dividendos) .

COMO CALCULAR

Como quase todas as formulas de indicadores, o Dividend Yield é bastante simples em sua composição e muito prático. A formula se estende na divisão dos valores pagos por ação nos últimos 12 meses pela cotação atual da ação, e seu resultado é expresso em porcentagem.

Dividend Yield = (Dividendos pagos nos últimos 12 meses / Preço atual da ação) x 100

Muitas vezes, os rendimentos para um ano corrente são frequentemente estimados usando o rendimento do ano anterior. Para descobrir o Dividend Yield trimestral, basta pegar o último dividendo distribuído no trimestre, multiplicar por 4 (para ajustar ao ano) e dividir pelo preço atual da ação.

ENTENDENDO O DIVIDEND YIELD

Para explicar melhor sobre o conceito do DY, acho que a melhor maneira é exemplificando como isso acontece na prática.

Vamos tomar o exemplo das empresas ABC e XYZ. Suponhamos que a empresa ABC tenha suas ações negociadas a um preço de $20 e pague dividendos anuais de $1 por ação aos seus acionistas. Além disso, a empresa XYZ negocia a um preço de $40 e também paga dividendos anuais no valor de $1 por ação.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Isso significa que o rendimento da empresa ABC é de 5% (1/20 = 0,05 * 100 = 5%), enquanto o rendimento da empresa XYZ é de 2,5% (1/40 = 0,025 * 100 = 2,5%). Tomando como base somente essas informações, seria mais lógico, para o investidor de longo prazo, o investidor que procura suplementar a sua renda, ou até o investidor que queira montar uma “Carteira de Previdência”, investir na empresa ABC. Afinal de contas, você está pagando a metade na empresa ABC para receber o dobro de Dividend Yield.

Mas o que seria ao mesmo tempo um bom Dividend Yield? Não diria “um bom” mas existe um consenso entre os investidores. É mais atrativo procurar empresas que tenham entre 5-6% de Dividend Yield, entretanto, empresas com altos Dividend Yield precisam ser monitoradas. Altos DY podem ser não recorrentes, e o ideal para o investidor é que eles sejam recorrentes. Geralmente empresas com DY mais altos estão concentradas em setores perenes e com alto fluxo de caixa livre.

Por fim, como descobrir quanto uma empresa pagou ou paga de dividendos? Existem muitos sites como o barchart é uma ferramenta muito prática para ver o DY de empresas americanas, além de outros indicadores.

Espero ter ajudado!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações