Buggpedia: O Que é o EBITDA?

 | 24.11.2018 08:05

EBITDA – Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization

O que é o EBITDA? Para que serve?

EBITDA em sua tradução simples, significa, “Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização. Porém, seu conceito vai muito além da sua tradução. É um dos indicadores mais acompanhados por investidores e analistas, por isso, é muito importante compreender a sua importância nos resultados das empresas.

COMO CALCULAR

O cálculo do EBITDA é um pouco mais “complexo”, mas não no sentido quantitativo em si, mas porque precisa de um certo conhecimento em contabilidade. A fórmula ficaria assim:

EBITDA = Lucro Operacional + Despesas de Depreciação + Despesas de Amortização

Em outras palavras, de maneira mais simples, também poderia ficar:

EBITDA = Lucro Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização

Vale lembrar que o resultado do EBITDA é expresso em moeda, ou seja, dependendo da empresa em que você está analisando, se em seu balanço é real, euro, dólar ou outras moedas. Além disso, muitas empresas divulgam o EBITDA em seus resultados já calculados.

ENTENDENDO O EBITDA

O principal conceito é que o EBITDA é uma métrica usada para comparar e analisar a rentabilidade entre empresas e indústrias, uma vez que elimina os efeitos de financiamento e decisões contábeis, ou seja, as vezes pode dar uma falsa impressão que a empresa está “líquida” quanta as suas obrigações.

O EBITDA representa uma proxy da geração de caixa operacional de uma empresa, ou seja, quanto de resultado uma empresa gera a partir das suas atividades puramente comerciais, excluindo, todos os custos com impostos, juros, depreciações e amortizações.

Alguns investidores podem cometer o equívoco de pensar que o EBITDA representa ganhos em dinheiro, por mais que a expressão seja dada de forma monetária. Ele é usado para avaliar a lucratividade, mas não o fluxo de caixa. O EBITDA também deixa de fora o necessário para financiar o capital de giro (Ativo Circulante menos Passivo Circulante) e a substituição de equipamentos ou máquinas antigas.

Vale ressaltar os principais fatores que compõem o EBITDA:

  • Juros: São quaisquer rendimentos que uma empresa ganha com seus vários investimentos.
  • Impostos: São quaisquer obrigações devidas pela empresa para a Receita Federal.
  • Depreciação e Amortização: São responsáveis por reduzir os custos de ativos mantidos pela empresa ao longo do tempo.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por fim, o EBITDA nos dá uma boa ideia de como uma empresa está se saindo financeiramente, mas cabe o investidor procurar outras métricas e não se prender a apenas uma. Para uma análise mais completa, é preciso de uma combinação de indicadores.

Espero ter ajudado!

William Alves

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações