William Alves | 15.12.2018 08:05
GGM – Gordon Growth Model
O que é o Modelo de Crescimento de Gordon? Para que serve?
O Gordon Growth Model, pode ser traduzido como “Modelo de Crescimento de Gordon”. Esse modelo busca determinar o valor intrínseco de uma ação com base em uma série futura de dividendos que crescem a uma taxa constante.
Ele foi uma tentativa de responder uma das questões mais complexas do mercado: quanto vale uma ação?
Para Mr. Myron J. Gordon, juntamente com Eli Shapiro, eles consideram que o valor de uma ação advém da capacidade dessa de te gerar fluxos de caixa sob a forma de dividendos ao longo do tempo. Eles elaboraram esse modelo em 1956, também conhecido como “crescimento perpetuo”, por usar como suposição que o dividendo cresce a uma taxa constante em perpetuidade. Esse modelo permite também, encontrar a Taxa do Custo de Capital Próprio de uma empresa.
FÓRMULA E VARIÁVEIS
O cálculo do Modelo de Crescimento de Gordon é bastante simples. Envolve 4 variáveis e a equação fica da seguinte maneira:
P = D1 / (K – G)
Para melhor entendimento, já vou explicar logo cada variável.
As Variáveis
Usando o “Do” podemos reescrever a equação dessa forma:
P = D0 (1 + G) / (K – G)
Muitos devem estar se perguntando, mas como eu acho o “G”? Bom, o “G” pode ser “chutado”…estimado mesmo…uma dica seria usar o crescimento médio dos dividendos no passado e usar essa taxa como aproximação. Mas ela vai continuar sendo uma aproximação.
O Will diz: “Me diga o seu “g” e te direi quanto vales” rs…
ENTENDENDO O GORDON GROWTH MODEL
Ação está cara ou barata?
Sendo uma equação é possível “brincar” com os números e encontrar a variável que você desejar. Suponhamos que você quer saber se uma determinada ação esta superavaliada comparativamente ao seu valor intrínseco (calculado de acordo com o modelo de Gordon).
Supondo o seguinte exemplo: uma determinada ação está sendo negociada a $110 e o investidor exige uma taxa mínima de retorno de 10% (esse é o seu custo de capital para investir em ações… o mínimo que você espera receber..o “K”); supondo ainda que o dividendo pago por ação é de $3 (D1) e esse mesmo investidor supõe que o crescimento deverá aumentar em 5% (seu “G”) ao ano, e joga isso na perpetuidade.
Logo, nossa conta ficará assim:
P = D1 / (K – G)
P = 3 / (0,10 – 0,05)
P = 3 / 0,05
P = 60
Segundo o Modelo de Gordon, caso os dividendos por ação continuem crescendo a uma taxa de 5%, o valor intrínseco dessa empresa é de $60, ou seja, negociada a $110 ela está super avaliada, ou em outras palavras, cara!
Um outro uso seria para determinar a taxa de retorno implícita no investimento. Vamos a um exemplo que fica mais fácil.
Supondo uma empresa que pague um dividendo de $1 e que se estime um crescimento de 5% nesses dividendos. Seu preço atual é de $20 por ação. Qual a taxa de retorno implícita ao se comprar suas ações? Através de um pouco de álgebra chegamos a um valor de 10% de retorno.
P = D1 / (K – G)
20 = 1 (1 x 0,05) / (K – 0,05)
K = (1,05 / 20) + (0,05)
K = 10%
LIMITAÇÕES
Assim como o CAPM, o Modelo de Gordon apresenta algumas limitações.
Por fim, pode-se concluir que o Modelo de Gordon oferece uma aproximação sobre o que seria o “valor intrínseco” de uma ação. É uma ferramenta que deve ser conhecida por todos os investidores, além de ser outra maneira para encontrar a Taxa do Custo de Capital Próprio, mas que infelizmente apresenta algumas limitações.
Eu me chamo Breno Bonani e espero ter ajudado!
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.