Buggpedia: O Que é o P/B (P/VPA)?

 | 17.11.2018 08:05

P/B Ratio – Price to Book Ratio

O que é o P/B Ratio? Qual a sua importância?

O P/B Ratio, também conhecido como P/VPA – Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação. Antes de tudo, acho válido explicar o que é o VPA (Valor Patrimonial por Ação) de uma ação: De uma maneira sucinta, é quanto o mercado está disposto a pagar, naquele momento, pelo Patrimônio Líquido da empresa. Logo, P/B (P/VPA) nos diz o quanto uma ação pode estar “descontada” em relação ao seu Valor Patrimonial por ação.

COMO CALCULAR

O cálculo é bastante simples, como a maioria dos indicadores tendem a ser, e o resultado é dado em decimal. Fica assim:

P/B ou P/VPA = Preço atual da Ação / Valor Patrimonial por Ação

Veja, para achar o Valor Patrimonial por Ação é muito simples, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo número total de ações em circulação. E mais, é sempre bom entender de contabilidade, então para chegar no Patrimônio Líquido, é só fazer a diferença entre o total de ativos e o total de passivos.

ENTENDENDO O P/B

Muitos investidores consideram o P/B Ratio útil porque o valor contábil do Patrimônio fornece uma métrica relativamente “estável” e “intuitiva” para comparar com o preço de mercado. Em outras palavras, fica mais tangível de se olhar e analisar se você está pagando por algo descontado ou algo com ágil.

Vamos a um exemplo, setembro de 2018, P/B (P/VPA) da empresa Banco do Brasil (SA:BBAS3). Preciso alertar que Bancos são excelentes para ser olhar o P/B Ratio. Olhe o gráfico abaixo:

P/B (P/VPA) da empresa Banco do Brasil

Fonte: Economatica

Note, no mês de setembro o P/B das ações do Banco do Brasil está a 0,75. Isso quer dizer que a ação está negociando a um desconto de 25% em relação ao seu Patrimônio.

Agora vamos olhar outro exemplo, no mesmo setor ainda, a empresa Banco Bradesco (SA:BBDC4). Olhe o gráfico abaixo:

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

P/B (P/VPA) do Bradesco

Fonte: Economatica

Perceba que o P/B Ratio do Banco Bradesco (BBDC4) está no mês de setembro 2018 em aproximadamente 1,65. Isso quer dizer então que os papeis do Bradesco estão negociando ao ágio sobre o Patrimônio, no caso de 65%.

Existem casos em que a empresa tem o P/B Ratio igual a 1, neste caso, dizem que a empresa está sendo negociada “em linha” com o seu Valor Patrimonial.

Mas nem todo setor é possível analisar o P/VPA. No setor de tecnologia por exemplo, empresas como Cielo (SA:CIEL3), Multiplus (SA:MPLU3) e Smiles (SA:SMLS3), é praticamente impossível de se analisar, fica enviesado. Mas por que? Pois bem, vamos pegar a Cielo, em tese a empresa é só um prédio, com algumas máquinas e sistemas, o Valor de Patrimônio dela é só essas máquinas e sistemas? Não… Fica difícil, Facebook (NASDAQ:FB), Uber, e outras, também entram nessa contingência. Além disso muitas delas decidem investir em Pesquisa e Desenvolvimento, além do intangível (Dentro dos Ativos Não Circulantes) que acabam enviesando também quando se pega para analisar o P/B Ratio.

Já empresas que possuem terrenos, muitas máquinas, papeis, materiais e etc. Como Bancos, que tem os caixas para sacar, além de um terreno grande, toda a estrutura por assim dizer. Isso tudo é levado em consideração no Valor Patrimonial. Mas não só Bancos também, seguradoras, empresas do ramo de empréstimo de carros como Localiza (SA:RENT3) ou Movida (SA:MOVI3).

Por fim, a mesma dica, ela é sempre imprescindível para suas análises. Não se prenda a apenas um indicador, use todas as ferramentas, procure juntar o máximo de informação em suas abordagens, só assim você minimizará a suas chances de errar.

Esperto ter ajudado!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações