Burrito com carne suína brasileira

 | 21.11.2022 19:53

No dia 16 de novembro foi anunciada a abertura do mercado mexicano para a carne suína brasileira. 

Nesse momento, apenas a carne oriunda de Santa Catarina foi liberada, por questões relacionadas à febre aftosa. Quando a solicitação foi feita, Santa Catarina era o único estado livre de febre aftosa sem vacinação.

Atualmente, os demais estados da região Sul, juntamente com Acre, Rondônia e partes do Amazonas também possuem reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação de bovinos e bubalinos. 

Quando falamos de vacinação contra febre aftosa, essa somente é feita em bovinos e bubalinos no Brasil. Como a doença afeta bovinos, suínos, ovinos e outros animais de casco fendido (biungulados), há relação direta do status sanitário dessas cadeias de produção para a aftosa.  

Aqui cabe uma observação de que, embora a aftosa seja considerada uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais aos humanos), tais casos são raros, em condições específicas e sem gravidade.

Voltando ao comércio em si, a tabela 1 mostra os principais estados exportadores de carne suína in natura de janeiro a outubro de 2022. 

Tabela 1. Evolução das vendas estaduais de carne suína in natura, janeiro a outubro de cada ano, em toneladas.