Café: Mais 800 pontos pra lá, menos 800 pontos pra cá

 | 22.02.2023 10:34

Nos 2 primeiros pregões da semana o Set-22 subiu +820 pontos “sem explicações” aparentes. Na quarta-feira devolveu praticamente tudo chegando a cair -610 pontos. Nesse movimento de baixa a justificativa foi a publicação dos números da Stone-X para safra 23/24 com estimativa em +62,30 milhões de sacas. Nos 2 últimos pregões da semana o mercado voltou a subir +685 pontos com o Set-23 fechando @ 182,30 centavos de dólar por libra-peso.

Aparentemente o mercado voltou a analisar com mais cuidado as projeções dos embarques brasileiros agora em fevereiro-23 e a redução dos estoques certificados. Segundo os dados da Cecafé, até o dia 17/fev-23 o Brasil havia emitido autorização para embarcar apenas +1.500.002 sacas (uma queda de -23,20% comparado ao mês de janeiro-23) e havia embarcado apenas +1.066.880 sacas (uma redução em -26,3% comparado ao mês de janeiro-23). Nos últimos 3 anos o mês de fevereiro (mesmo sendo o mês com o feriado do carnaval) sempre exportou volume superior ao mês de janeiro: Fev-21 x Jan-21: +3.982.681 x +3.658.854; Fev-22 x Jan-22: +3.584.083 x +3.413.004; e agora FEV-23 x Jan-23:

Ou seja, Fev-23 está projetando uma redução na exportação -13,81% comparado a Jan-23, e uma redução em -31,64% em comparação a Fev-22. Uma redução na exportação/abastecimento ao mercado internacional em -1.134.100 mil sacas! Será que essa redução nas exportações do maior produtor/origem do mundo irá “fazer preço”? Com certeza! E já está fazendo!!

Nessa semana o mercado voltou a ficar “invertido” até a próxima safra 24/25! Ainda é muito cedo para falarmos sobre a safra 24/25. Daqui até lá ainda teremos muito ruido / cenários mirabolantes / “projeções recordes acima dos +80 milhões de sacas” para assustar o produtor e derrubar preços!

Será que o Brasil vai ter café para exportar acima dos +35.000.000 sacas na safra 22/23? TRUCO!

Os “estoques certificados” começaram a semana com +874.654 mil sacas e terminaram em +832.230 sacas.

A CGA* publicou seus estoques e novamente houve uma redução para @ +6.264.956, uma queda de -112.895.

Na sexta-feira a Safras e Mercado também divulgou sua estimativa para a safra 23/24 projetando uma produção entre +65/+67 milhões de sacas! Aparentemente esses números acima de +60 milhões de sacas só “farão” preço “pra baixo” se realmente se concretizarem.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Muitos produtores estão reportando “enfolhamento abaixo do normal nas lavouras velhas e internódios curtos em função do verão ter sido bastante chuvoso e menor índice de insolação”. Temos visto em vários grupos fazendas onde o “talhão” de 1 lado da estrada possui plantas carregadas de frutos e em “formação/enchimento” e do outro lado plantas lindas, verdes, enfolhadas, mas sem 1 grão! Isso na mesma fazenda. Com o mesmo produtor! Será que esses levantamentos feitos por satélites e pelas “salas com ar condicionado” da Av. Faria Lima conseguem captar essas particularidades?

Continuo acreditando em preços construtivos se a safra brasileira 23/24 vier entre +53/+60 milhões de sacas (podendo buscar os +200/+230 centavos de dólar por libra-peso) ou baixistas se vier acima dos +60 milhões de sacas (podendo buscar os +140/+130 centavos de dólar por libra-peso).

Felizmente nossa projeção estava certa! Estamos tendo um “rallie de curto prazo” antes da entrada da próxima safra brasileira!

Recomendações:

Produtor: fique atento e prepare-se para “surfar a onda” do próximo rallie de preços no curto prazo para proteger a produção da safra 24/25!

Poderemos ver novamente preços próximos/acima dos +1.400/+1.500 R$/saca em algum momento! E, depois, se a safra 23/24 correr bem, sem geadas e a safra 24/25 vingar e vier mesmo acima dos +75/+80 milhões de sacas, poderemos ver os preços voltando para os +1.000/+900 R$/saca!

Aprenda a utilizar a ferramenta, seguro – a opção de venda “PUT*”!

Como sempre, PROTEJA-SE!

Se não sabe como, procure profissionais sérios e competentes para instruí-lo! Cuidado com os “aproveitadores de plantão”, com as promessas de dinheiro fácil, com as “operações estruturadas”, alavancadas, com os famosos “acumuladores”, e com as “operações que só aparecem se…” – pois quando “aparecerem” irão te quebrar!

Lembre-se: o mercado de futuros e opções quando bem utilizado fornece ao produtor operações de hedge/proteção. Permite ao produtor a possiblidade e a garantia de negociar sua safra futura a preços fixos e preços mínimos de retorno. E NÃO É UM CASSINO!

Boa semana a todos!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações