Café: Onde está o melhor preço? (Pré-Safra 24/25)

 | 13.04.2024 10:00

No último sábado, durante uma conversa com um produtor, fui questionado se era possível que a cotação do contrato de Maio/24 do café arábica superasse os 220,00 cents. Minha resposta foi direta: sim.

A diferença de preço - spread - praticado no balcão em NY estava muito grande, cerca de 18 cents, devido à proximidade do vencimento dos contratos de opções e a rolagem de compromissos do contrato de maio/24 para julho/24. Portanto, não nos limitaríamos apenas ao 220,00 cents.

Desde a primeira quinzena do mês passado, observamos um aumento significativo na demanda de café por parte dos europeus e dos americanos, resultando em grandes despachos das compras pelos principais portos brasileiros. Toda essa movimentação foi confirmada através da divulgação do relatório de exportações da Cecafé na última quarta-feira (10/04), trazendo mais detalhes do que vimos acontecer nas praças de café do país.

Para os agentes mais próximos das negociações finais - entenda-se exportação - já era sabido que os volumes tinham sido grandes. Como podem ver no quadro abaixo, trata-se do melhor março de exportação desde 2021 e a segunda maior quantidade de sacas dos últimos doze meses.