Câmbio ainda segue volátil na esteira de notícias politicas

 | 22.12.2022 06:00

A Câmara concluiu na tarde de ontem a votação em primeiro turno da chamada PEC da Transição, que amplia o teto de gastos em 145 bilhões de reais em 2023 para o pagamento do Bolsa Família e que garante alguma margem de manobra orçamentária ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. E  o texto foi aprovado em segundo turno pelos deputados de maneira que encurta de dois para um ano o prazo de validade da ampliação do teto. Esse prazo menor repercutiu bem no mercado, e como o dólar já tinha subido precificando o prazo maior para o extra-teto, esse prazo agora de um ano enxugou um pouco o prêmio de risco. Melhor para o real! Só que ainda falta passar novamente pelo Senado. 
 
Os mercados ainda estão operando em modo de espera antes de novas indicações de nomes para a equipe do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, especialmente para os cargos de secretário do Tesouro Nacional e secretário de Política Econômica.
 
Ontem, o dólar à vista fechou o dia cotado em R$ 5,2045 para venda. Praticamente estável em relação ao fechamento do dia anterior. Apesar disso, o pregão foi muito volátil, assim como deve se hoje, devido ao fluxo menor de negócios, característico desta época do ano. 
 
Ontem, na agenda do exterior tivemos de indicadores dos EUA, o índice de confiança do consumidor, que avançou a 108,3 em dezembro, acima da previsão de 101,2. As vendas de moradias usadas tiveram queda de 7,7% em novembro ante outubro, quando a expectativa dos analistas era de recuo menor, de 5,9%. Já na Europa, o euro esteve sob leve pressão. A Pantheon previu que a zona do euro sofra contração de 0,2% no Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, mas cresça 0,5% em todo o próximo ano. 
 
Para hoje, no calendário, teremos nos EUA o PIB trimestral e pedidos por seguro-desemprego.
 
Bons negócios a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações