Câmbio: O Clima Azedou Para o Real

 | 12.05.2022 06:05

O dólar tem mudado de sinal no decorrer do dia. Vimos um mercado operando sem rumo, entre altas e baixas no período da manhã, chegou até a ensaiar uma queda no intraday. Mas, no final do pregão, o mau humor pegou e vimos uma  piora de humor nos mercados internacionais, ainda por temores sobre recessão global em meio a perspectivas de altas mais fortes dos juros pelo mundo. E, por aqui, com rumores sobre concessão de reajuste salarial de 5% aos servidores do Judiciário federal, com impacto de quase 828 milhões de reais a partir de julho deste ano.
 
Ontem, mercado viu sinais de que a pandemia está diminuindo em algumas regiões da China, o que em determinado momento alivia para o câmbio. Por outro lado, as sanções da Rússia contra países que dependem de seu gás permanecem e causam temores nos investidores.
 
O CPI americano ( dado de inflação ) subiu 0,3% em abril ante março, superando a expectativa de analistas de alta de 0,2%. Por outro lado, o índice desacelerou em relação ao avanço de 1,2% do mês anterior. Esse CPI não muda a perspectiva de curto prazo para a política monetária do Fed, que deve elevar a taxa básica de juros em 50 pontos-base nas suas duas próximas reuniões, em junho e julho.
 
O dólar à vista terminou o dia em alta cotado a R$ 5,1455 na venda. Ruídos locais sobre pressões por aumentos de salários do funcionalismo público e renovados comentários sobre o teto de gastos tampouco ajudaram a promover alívio sustentado no dólar, que só não subiu mais barrado pelo fortalecimento das commodities nesta sessão. 
Por aqui, o IPCA atingiu a taxa mais alta para abril em 26 anos e ultrapassou a marca de 12% em 12 meses, com os preços dos combustíveis e dos alimentos continuando a pressionar o bolso dos consumidores. 
 
O que estamos vendo é que a posição comprada em dólar diversifica a carteira contra riscos de recessão global potencialmente catalisados pelo conflito na Europa, lockdowns em Shanghai ou aperto excessivo de juros pelo Fed. 
 
Boa sorte, pessoal!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações