Dólar Pode Ter Correção Nesta Segunda-Feira; Tendência de Longo Prazo é de Alta

 | 24.05.2021 09:05

Para iniciar a semana falando em câmbio, devemos considerar alguns fatores na análise do que pode ocorrer com o mercado nesta segunda-feira (24):

Há possibilidade de realização devido à forte alta de sexta feira do dólar, que foi ocasionada dentre outras coisas pelo impacto ainda da ata do FED que sinaliza que os estímulos a economia americana podem estar mais próximos do fim do que se imaginava. Além disso, a economia dos Estados Unidos deve se recuperar mais rapidamente do que a Europa. Neste cenário de recuperação, os ativos de risco perderão valor e o sentimento de instabilidade vai sim refletir no cmbio. Se os juros americanos subirem, é muito provável que o investidor prefira o mercado americano ante aos emergentes e o dólar saia fortalecido.

Internamente no período da manhã, sai o Boletim Focus (divulgado todas as segunda-feiras), no qual o mercado lê as estatísticas divulgadas pelo Banco Central para a análise de mercado da semana anterior quanto a vários assuntos: Selic, dólar, índice de preços, atividade econômica do pais dentre outras. No boletim anterior, a previsão da taxa de cambio estava em R$ 5,30 e Selic anual prevista para 5,5% no final deste ano.

Hoje devem se reunir os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir o fatiamento e o cronograma da reforma tributária. Para esta reunião. está previsto ainda uma conversa sobre o projeto relacionado à lei que adequa e suplementa o orçamento de 2021

Na sexta-feira também houve redução na previsão do “estouro” no orçamento com a revisão para baixo na estimativa das despesas obrigatórias, mas nada do mercado de câmbio reagir. O momento é mesmo de cautela, apostar no enfraquecimento do dólar,só se for devido a causas pontuais, tais como na ocasião de aumento de Selic, afinal o risco-país continua bem alto não apenas pelo fato da vacinação estar lenta aqui, mas também pela falta de adesão ao combate a pandemia por parte do presidente, e segue CPI da Covid .

Hoje também temos o discurso de Lael Brainard, membro do FOMC, que deve dar mais detalhes sobre a política monetária americana já pré-anunciada na ata do Fed.

Recuperação econômica mesmo a níveis pré-pandemia só lá para meados de 2022 (Europa), com exceção de Alemanha e França, que podem atingir esses níveis já no final deste ano.

Apesar de projeções de dólar baixo para Brasil feito por alguns bancos, a minha visão é de que, enquanto houver pandemia e política interna conturbada, o dólar se mantém forte.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações