Caminhando Contra o Vento

 | 10.09.2015 14:03

Conforme esperado

Você não está surpreso, pois soube antecipadamente, através de nossas análises.

O Governo Dilma abriu mão do grau de investimento meses atrás, e sacramentou sua derrota oficializando um déficit primário para 2016.

Daí em diante, foi só esperar alguns dias.

“A perda do investment grade não anula a estratégia de virada de mão?” - pergunta o leitor Milton M.

Em absoluto, Milton. Na verdade, é exatamente o contrário.

Ao ler nossa tese na íntegra, você deve ter percebido que o grau especulativo é na verdade uma condição necessária para a Virada de Mão.

Contávamos com essa condição, e com outros problemas que redundarão numa destruição criadora.

Até que não doeu tanto

Quando eu era pequeno, não entendia por que uma música chamada “Alegria, alegria” começava com dura frase: “Caminhando contra o vento”.

Agora eu entendo.

Nas palavras de Warren Buffett:

“Seja medroso quando os outros são gananciosos e seja ganancioso quando os outros estão com medo. Certamente, o medo está generalizado agora".

Investidores ingênuos imaginavam que o Ibovespa derreteria -10% pela manhã, acionando o circuit break da Bolsa brasileira.

Definitivamente, não foi o que aconteceu.

Apesar da abertura particularmente difícil para bancos, estatais e empresas endividadas, o IBOV segurou o tranco com a ajuda de exportadoras.

E, para todos os efeitos práticos, companhias sólidas como Ambev (SA:ABEV3), Cielo (SA:CIEL3), Renner e Ultrapar (SA:UGPA3) continuam precificadas como ativos de investment grade.

Elas demonstram o triunfo da eficiência privada sobre a incompetência do Governo.

As good as it gets

Os gringos também não ficaram tão surpresos com o downgrade brasileiro, elencando-o simplesmente como “mais uma notícia ruim para o país”.

Do ponto de vista estrangeiro, com dólar cada vez mais próximo dos R$ 4,00, a notícia nem é tão ruim assim.

Trata-se de uma chance única de comprar ativos brasileiros a preço de banana, num contexto de ampla liquidez externa e de recuperação da economia americana.

Tanto nas ações quanto nos fundos imobiliários, há verdadeiras barganhas à espera de quem fez caixa em moeda forte para comprar ao som dos canhões.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ibovespa em dólares (linha branca) está em níveis compatíveis com 2005, quando o país também era muito junk.

Índice de fundos imobiliários (linha amarela) nunca apareceu tão descontado.