CARD: Péssima Comunicação que Custa Dinheiro

 | 11.07.2018 10:47

Andei pensando seriamente em CSU (SA:CARD3) nas últimas semanas.

Por que será que uma empresa com ROE de 20 por cento, sem dívidas e com um belo negócio, negocia a míseros 3,5x Ebitda e 6,5x lucros?

Simples. A companhia falha miseravelmente em sua comunicação com o mercado.

CARD tem contratos de longo prazo para a gestão de cartões de crédito e fidelidade. Mas a companhia insiste em somente divulgar as mudanças em sua base no momento da assinatura e cancelamento destes contratos.

Na assinatura, a base cresce devagar. Mas nos cancelamentos, a base cai de supetão.

CARD tem completa visibilidade de sua base com 1 ano de antecedência e poderia indicar o aumento ou queda no volumes ao mercado.

Mas não. Uma companhia de tecnologia é gerida com dogmas da idade da pedra: toda informação é confidencial, todos os dados são secretos.

No 1T18 tivemos queda de apenas -16 por cento com a saída do BMG e os outros -13 foi uma limpeza habitual de base.

(Mesmo com a queda de -29 por cento na base, Ebitda -6 por cento menor e lucros -3 por cento menores).

Se a companhia indicasse a saída do cliente, a surpresa nos resultados seria muito menor.

Para os próximo trimestre, sua base volta a aumentar organicamente e a companhia não sofre com a piora econômica. Maravilhoso.

Nenhum cliente representa mais que 14 por cento da receita da companhia – o BMG, saidinho, era o maior.

Torcemos para que a gestão melhore sua comunicação. Até lá, CARD continua boa e barata, tudo que o bom Value Investor procura.

--

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Publicação Original

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações