Cem mil CPFs no Fiagro. O que isso diz sobre o mercado?

 | 27.09.2022 10:20

Com quase 100 mil investidores, os Fiagros - Fundos de Investimento em Cadeias Agroindustriais - crescem exponencialmente mês a mês. Dados do mais recente Boletim Mensal da B3 (BVMF:B3SA3), que data de agosto, demonstra que o número de CPFs é três vezes maior que os 30,7 mil registrados no início deste ano. Com praticamente um ano desde a sua regulamentação pela CVM 39, a B3 já registra 24 fundos e o número deve dobrar em pouco tempo, se considerarmos os mais de 20 Fiagros registrados na CVM em fase pré-operacional.

Mas o que leva a esta modalidade de investimentos ser tão atrativa, principalmente para as pessoas físicas, que representam 91% da posição em custódia? Para responder a pergunta, é preciso primeiro observar que estamos falando de um segmento que tem registrado crescimento consistente ano a ano, mesmo quando outros setores patinavam. Na última década o PIB da agropecuária aumentou 45%, de R$ 1,6 trilhão em 2012 para R$ 2,3 trilhões no ano passado e o setor caminha para representar 30% do produto brasileiro. Fazendo um paralelo simples, é de se esperar que sua representatividade aumente e muito nas carteiras de investimentos.

Além da diversificação em manter aplicações em um setor mais resiliente a crises e que, mesmo com todos os percalços futuros percebidos tende a demonstrar performance positiva, outro ponto importante é a isenção de imposto de renda. Este é um importante fator que pesa na hora de comparar a rentabilidade líquida dos investimentos.

Os Fiagros têm sido usados como uma forma de obter renda passiva por conta do recebimento de dividendos. Os fundos têm a obrigação de distribuir anualmente 95% do lucro. No entanto, não há recorrência definida. A tendência do mercado é de que os pagamentos sejam mensais, a não ser nos casos em que a sazonalidade da cultura impacte a rentabilidade. Para não ter surpresas, o investidor deve buscar se informar sobre o regulamento do fundo.

Ao mesmo tempo, para que não haja sobressaltos futuros, o investidor precisa estar atento à composição das carteiras e ao gestor, além de ter em mente que só colherá os frutos se mantiver os recursos alocados por um bom período. Afinal, o grande diferencial do Fiagro é a capacidade do gestor de pulverizar os recursos em diferentes ativos com diferentes riscos, minimizando a probabilidade de perda ao investir, de fazer uma cobertura de garantia, e em algum evento de inadimplência que ocorra nesse segmento, fazer uma cobrança ativa para garantir a rentabilidade do valor investido

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A representatividade do agronegócio na economia brasileira ainda não é refletida na carteira de investimentos dos brasileiros até porque a possibilidade de aplicar diretamente no agronegócio é um fenômeno recente. O forte crescimento do número de CPFs de investidores de Fiagros demonstram que apetite para este tipo de aplicação há e com o tempo, os Fiagros se consolidarão como um percentual interessante do portfólio assim como os Fundos de Investimentos Imobiliários.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações