Cenário de Pandemia e Aperto Monetário

 | 10.01.2022 08:34

No mundo, cenário da pandemia paralisa algumas economias, em lockdowns preventivos e obrigatoriedade no uso de máscaras, sendo impressionante a velocidade de contaminação da variante Ômicron. No entanto, é percepção geral de que esta é mais leve para quem já tomou vacina. O problema recai, no entanto, sobre os que não tomaram, estes sim contaminados com alguma gravidade. A OMS se nega a considerar esta variante como “leve”.

Na agenda semanal, atenção para os dados de inflação e de balança comercial na China, nos EUA e no Brasil. Nos EUA, sai o CPI de dezembro na quarta-feira, devendo fortalecer as apostas de elevação do juro em março. No Brasil, o IPCA de dezembro nesta terça-feira, também não alterando as perspectivas da reunião do Copom de fevereiro, com aumento de 1,5 ponto percentual, ainda mais, devido ao clima político e fiscal açodado no País. 

Ainda teremos sabatinas dos presidentes e vice do Fed, Jerome Powell e Lael Brainard NO Congresso, entre terça e quinta-feira. A semana também marca o início do quarto trimestre de balanços nos EUA, com vários bancos divulgando seus resultados na sexta-feira. 

As desastrosas intervenções do presidente Jair Bolsonaro seguem cobrando o seu preço. A última foi a promessa de reajustar os salários da Polícia Federal, o que acabou abrindo, em “efeito cascata”, uma crise de proporções em várias categorias dos servidores públicos da União. Servidores da CVM, Receita, Banco Central, já anunciaram paralizações para este mês. O mais sensato seria o governo não autorizar reajuste algum de salários para este ano. 

Quando não faltava mais nada, Bolsonaro resolveu voltar atrás e pensa em garantir o Refis para as pequenas e médias empresas. A equipe econômica, no entanto, se coloca contrária. Por fim, uma carta da Anvisa, contra as declarações do presidente, repercutiu forte neste fim de semana nas redes sociais.