Cenário sem recessão nos EUA começa a se configurar, mas riscos continuam altos

 | 01.12.2023 12:31

Já analisei anteriormente um conjunto de indicadores que têm alta correlação com o início de recessões. No entanto, à medida que nos aproximamos de 2024, muitos economistas de Wall Street projetam um cenário de "pouso suave" ou "sem recessão" para a economia.

CYBER MONDAY Prorrogada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Será que tais indicadores, com históricos quase perfeitos, vão falhar desta vez? Será que a economia dos Estados Unidos vai desacelerar sem entrar em crise ou algo pior?

Vamos começar pelo mais importante: a inversão da curva de juros.

Os títulos são essenciais por suas qualidades preditivas, por isso os analistas prestam muita atenção aos juros dos papéis do governo americano, especialmente ao diferencial (spread) entre as taxas de diferentes vencimentos. Assim, há uma forte correlação entre a inclinação da curva de juros e o rumo da economia, das ações e dos mercados de títulos no longo prazo.

Isso ocorre porque tudo, desde preços voláteis do petróleo, tensões comerciais, incerteza política, a força do dólar, risco de crédito, força dos lucros, etc., se reflete no mercado de títulos e, consequentemente, na curva de juros.

Em relação às inversões da curva de juros, a mídia sempre presume que desta vez é diferente porque uma recessão não ocorreu logo após a inversão. Há dois problemas com esse raciocínio.

O National Bureau Of Economic Research (NBER) é o órgão oficial para datar as recessões. Ele espera por revisões de dados do Bureau of Economic Analysis (BEA) antes de anunciar o início oficial de uma recessão. Portanto, o NBER sempre está 6-12 meses atrasado na datação da recessão.

Não é a inversão da curva de juros que indica a recessão. A inversão é o "sinal de alerta", enquanto a desinversão marca o início da recessão, que o NBER reconhecerá mais tarde.

Como discuti em março do ano passado, se você esperar pelo anúncio oficial do NBER para confirmar uma recessão, será tarde demais. Para citar:

"Cada um desses pontos é o pico do mercado ANTES do início de uma recessão. Em 9 de 10 casos, o S&P 500 atingiu o pico e caiu antes do reconhecimento de uma recessão."