Chegou a Hora da Realização Depois do Recente Rali nas Bolsas Mundiais?

 | 03.03.2017 08:34

ÁSIA: Os mercados asiáticos perderam terreno nesta sexta-feira seguindo o recuo em Wall Street, com o aumento das taxas de juros pelo Fed no final deste mês já precificado pelos mercados. Comentários de várias autoridades do Fed nas últimas semanas, notadamente, Yellen, o vice-presidente Fischer, Evans, Lacker e Powell​,​ impulsionaram a probabilidade de alta das taxas de juros em março.

No Japão, o Nikkei fechou em baixa de 0,49%, em 19.469,17 pontos, pesada por ações do setor bancário, com investidores realizando lucro após subirem recentemente. Exportadores fecharam sem direção, com alguns perdendo terreno com a força do iene contra o dólar. A moeda japonesa foi negociado a 114.13 frente ao dólar, mas ainda relativamente mais fraca em relação aos 111,60 do início desta semana.

Do outro lado do Estreito coreano, o Kospi caiu 1,14%, provavelmente em meio as tensões entre a China e a Coreia do Sul. A Reuters informou que um ataque cibernético usando um protocolo de internet chinês derrubou o site da Lotte Duty Free. Agências de notícias locais também disseram que a China ordenou que os operadores turísticos deixem de vender pacotes de viagens à Coreia do Sul. As ações da Hyundai Motor caíram 4,38%.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,74% e no continente chinês, o composto de Xangai caiu 0,34%. O yuan onshore foi negociado mais fraco em relação ao dólar em 6.8976, enquanto o offshore buscou 6.8932. O Banco Popular da China fixou o ponto médio do yuan em 6.8896 para o dólar na sexta-feira. Estrategistas da área atribuem a fraqueza do yuan à força do dólar depois que a moeda chinesa não se moveu tanto quanto outras moedas em relação ao dólar no início da semana, com a oferta e demanda de mercado equilibradas e que se não houver nenhum movimento brusco ou desordenado, é esperado que o yuan continue a enfraquecer ainda mais.

O índice do dólar caiu para 102,03, ante máxima anterior de 102,17. O índice atingiu 101,00 no início da semana, em função das expectativas crescentes do Fed aumentar as taxas de juros em março. O último a indicar uma alta da taxa em março foi Jerome Powell, que em entrevista indicou que as condições relacionadas à inflação e ao emprego estão próximas da meta do Fed e que um aumento merece consideração.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,81%, com a maioria dos setores em baixa. O setor financeiro pesadamente ponderado fechou em queda de 0,71%, com os bancos principais perdendo terreno.​ O dólar mais forte empurrou os preços do ouro para baixo e as produtoras de ouro australianas declinaram acentuadamente nesta sexta-feira. Newcrest caiu 2,99%, Evolution Mining despencou 5,09% e Alacer Gold recuou 5,15%. As grandes mineradoras também seguiram a queda na mesma proporção. BHP Billiton caiu 1,5%, Rio Tinto (LON:RIO) recuou 3,9% e Fortescue despencou 5,1%.

O petróleo subiu no meio-dia de sexta-feira com o dólar recuando ligeiramente.

EUROPA: ​Bolsas europeias operam em queda nesta sexta-feira, com investidores cautelosos a espera do discurso da Presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, que pode dizer sobre um possível aumento da taxa de juros. A probabilidade de um aumento da taxa em março já atingiu 77,5%, acima dos 30% na semana passada, de acordo com dados do CME Group.​

O Stoxx Europe 600 cai 0,3% para 374,43, mas o índice ainda está a caminho de fechar a semana com uma alta de 1,2%, durante o qual registrou seu maior fechamento desde o início de dezembro após o Dow Jones Industrial Average atingir os 21 mil pontos pela primeira vez, depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, reiterou sua promessa de mais gastos fiscais e cortes de impostos perante o congresso americano.

O Banco Central Europeu divulgará sua próxima atualização na quinta-feira e os investidores vão estar atentos para ver o que as autoridades políticas podem dizer sobre a alta da inflação na zona euro, que esta semana atingiu 2%, acima da meta do banco.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai em uma semana de negociações com recordes. O índice de Londres recuou 0,1% na quinta-feira, mas segue em curso para uma alta semanal de 1,6%. As ações não encontram alívio com a queda da libra, que caiu depois que dados do setor de serviços mostrou uma maior fraqueza do que o esperado, apontando uma perspectiva de desaceleração do crescimento econômico britânico. O IHS Markit / CIPS disse que seu PMI de serviço ficou em 53,3, abaixo da expectativa de 54,5 da FactSet, com entrevistados apontando para gastos mais cautelosos entre os consumidores. A leitura da atividade de serviços do Reino Unido em fevereiro caiu para uma baixa de 5 meses.​​

Entre as mineradoras listadas em Londres, Anglo American (LON:AAL) cai 0,7%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 0,5%, Rio Tinto perde 1,5%. BHP Billiton ensaia uma reação com ligeira alta de 0,1%.

AGENDA DO INVESTIDOR EUA:
11h45 - Final Services PMI (número final da pesquisa referente ao nível de atividade no setor de serviços nos Estados Unidos);
12h00 - ISM Non-Manufacturing PMI (índice baseado em pesquisas com 400 empresas não industriais, em 60 setores em todo o país);
12h15 - Discurso do membro do FOMC e Presidente do Federal Bank de Chicago, Charles Evans;
14h15 - Discurso do membro do FOMC Jerome Powell;
15h00 - Discurso da Chairwoman do Fed Janet Yellen;

ÍNDICES FUTUROS - 8h20:
Dow: -0,01%
SP500: -0,10%
NASDAQ: -0,13%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações