Com Disparada da Volatilidade, 2 ETFs Ajudam a Enfrentar o Vaivém do Mercado

 | 04.03.2022 11:37

Diversas dificuldades macroeconômicas afetaram Wall Street nos primeiros dois meses de 2022, aumentando a volatilidade do mercado. Por isso, os investidores não tiram os olhos do índice de volatilidade da CBOE, o VIX, também conhecido como “índice do medo”.

Lançado em 1993, o VIX se tornou um indicador globalmente reconhecido da volatilidade implícita do mercado de ações dos EUA. Ele disparada quando a volatilidade aumenta e o índice S&P 500 cai.

O VIX atualmente gira em torno de 33, uma alta de mais de 10% desde o início de 2022. Em vista das atuais tensões geopolíticas, os níveis devem continuar ganhando força nas próximas semanas.

Enfrentar períodos de intenso vaivém pode deixar alguns investidores nervosos. No entanto, a diversificação de portfólio pode oferecer uma eficiente estratégia de investimento para mitigar os riscos quando a volatilidade aumenta. Além disso, diversos produtos negociados em bolsa (ETPs) podem ser úteis para participar dos movimentos de curto prazo e para montagem de carteiras de longo prazo.

Hoje, vamos analisar uma nota negociada em bolsa (ETN) que pode ser apropriada sobretudo para investidores experientes com foco no curto prazo. Em seguida, apresentaremos um fundo negociado em bolsa (ETF) que pode ser do interesse de diversos investidores individuais. Vamos lá!

h2 1. iPath S&P 500 VIX Short-Term Futures ETN/h2
  • Preço atual (USD): 25,11
  • Média de 52 semanas: 17,30 - 69,16
  • Taxa de administração: 0,89% por ano

O iPath® Series B S&P 500® VIX Short-Term Futures™ ETN (NYSE:VXX) é uma obrigação de dívida sem garantia emitida pelo Barclays. Essa ETN busca alcançar um retorno diário correspondente aos movimentos diários dos contratos futuros de curto prazo que rastreiam o índice VIX.