Comentário Índices Americanos e Europeus.

 | 05.02.2013 23:40

Após o um pequeno retrocesso de ontem (04/02) os índices americanos parecem que irão retomar sua tendência principal altista.

SP500: Esta tentando confirmar a ruptura psicológica de mercado dos 1500 pontos, nos níveis atuais já recuperaram quase 100% da crise de 2008.

Se olhamos no gráfico semanal vemos que esta formando um martelo, deixando uma grande sombra, o que poderia ser uma sobre de absorção, ou seja, absorvendo os últimos compradores emocionados com os movimentos altistas.

Já em H4 o ativo poderia estar formando um teto duplo na região dos 1510 pontos aproximadamente, para uma operação contra tendência, poderíamos esperar um pivô de baixa em H1, com objetivo na SMA 200 no mesmo período.

Porém em caso de romper as máximas anteriores em H4 descartamos as vendas e esperaríamos algum padrão de continuação altista, mesmo que os movimentos estejam todos esticados e com tendência madura, em caso de comprar, com lotes pequenos e risco controlado, pois poderia formar teto em qualquer momento.

Nasdaq100: Dos índices americanos é o que mais nos chama atenção para uma possível operação compradora, pois não está em níveis de super sobre compra e movimentos esticados como os demais americanos.

Se olharmos o gráfico semanal, temos uma possível consolidação altista (“P” Formation), o que nos causa duvidas é a LTB juntamente com resistência na região de 2.768 pontos, caso seja rompida essa zona entraria em região fluida, podendo inclusive visitar o topo anterior.

Em caso de respeitar LTB e resistência poderia apresentar retrocessos até a região dos 1708 pontos aproximadamente.

Já os índices europeus, o DAX30 é o que apresenta maior debilidade, ainda que estes retrocessos sejam para possível formação de pivôs no gráfico diário, porém em caso de romper mínimas em diário executaria uma “B” Formation e entraria em zona fluida, podendo visitar a região dos 7520 pontos aproximadamente.

Já o CAC40 e FUTSE100 demonstrando maior fortaleza, com o domínio total dos compradores.

Ativos Interessantes: DAX30 e Nasdaq100.