Começou o Segundo Trimestre de 2017. O que Esperar do Câmbio em Abril?

 | 02.04.2017 14:33

Incertezas, alta volatilidade, ou ambos ao mesmo tempo? Como diria William Shakespeare: “ Eis a questão [...]”. No primeiro trimestre de 2017 ocorreram importantes eventos políticos, e econômicos que afetaram os preços dos principais pares de moedas.

Discursos de Donald Trump, informes do BCE e BOJ, aumento das taxas de juros norte-americanos pelo FED, e principalmente: O início do Brexit, trouxeram ao Forex muita volatilidade nestes três meses.

De acordo com os dados do site do Investing.com Brasil , o Índice Dólar (USD) oscilou perto de: 6,28%, e o Índice Euro (EUR) aproximadamente: -3,05%. Mas, pode ser apenas o começo. Há mais pela frente, e o significado será: “Ter muitas ondas para surfar” no mercado, ainda neste ano.

Fatos políticos e econômicos

Para o iene (JPY), ao longo da semana serão divulgados poucos dados econômicos, porém, o destaque ocorre ainda neste domingo 02/04, com a divulgação dos dados sobre a produção de serviços no primeiro trimestre de 2017.

Do lado do dólar (USD), nesta primeira semana de abril haverá a divulgação de vários dados econômicos, mas a atenção maior estar na divulgação do Payroll (sexta-feira, dia 07/04).

Na zona do euro destaque para a divulgação de dados sobre o PMI. E na Inglaterra, os destaques serão na divulgação dos de produção industrial, e do preço de residência em comparação entre meses anteriores e ao ano anterior (possível medida da inflação no setor imobiliário).

Cautela para abertura, e fechamento de posições.

h3 Fatos técnicos/h3 h3 PAR: USD/ JPY/h3


O gráfico semanal do índice do dólar, mostra um rompimento perto do suporte no preço de 99,75. Houve a formação de um fundo mais baixo, que o anterior, assim como também no topo. Isso começa a indicar um possível início da tendência de baixa.

h3 Gráfico semanal/h3