Commodities Agrícolas: Cacau Pode Ser o Próximo a Disparar

 | 27.08.2021 15:26

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • Café atinge seu maior preço desde 2014 em julho
  • Suco de laranja alcança pico plurianual
  • Açúcar e algodão registram preços mais altos em anos em agosto
  • Cacau mostra sinais de alta
  • Níveis a serem observados no cacau

Uma onda de liquidez proveniente do banco central americano começou no início de 2020, quando o Fed cortou a taxa de juros de curto prazo para zero e começou a comprar títulos de dívida ao ritmo de US$120 bilhões por mês.

Desde agosto de 2020, a política monetária não mudou. O estímulo governamental trilionário se tornou um tsunami nos últimos quinze meses. O atual orçamento americano e novas iniciativas estimulativas, como os programas de reconstrução de infraestrutura, terão continuidade, mesmo que o Fed restrinja o crédito por causa do aumento das pressões inflacionárias.

O fato é que as sementes inflacionárias dos estímulos fiscais e monetários floresceram no último ano. As commodities são extremamente sensíveis às condições econômicas, já que a inflação deteriora o poder aquisitivo do dinheiro, fazendo com que os custos e preços das matérias-primas subam.

O ouro, um dos principais termômetros da inflação, atingiu a máxima recorde de US$2063 em agosto de 2020. Embora o ouro tenha corrigido, passou o bastão de alta para outras commodities. No início deste ano, os preços dos grãos atingiram as máximas de oito anos, com a disparada do milho, soja e trigo.

Em maio, a madeira, o cobre e o paládio registraram novos preços recordes. Os preços de energia subiram até as máximas plurianuais nos últimos meses.

Em julho, as commodities agrícolas começaram a subir, quando o bastão de alta foi passado para o setor de commodities de luxo. Café, açúcar, algodão e até mesmo o suco de laranja congelado e concentrado já atingiram novas máximas plurianuais no mercado futuro. O cacau, principal ingrediente em produtos de confeitaria de chocolate, pode ser a próxima commodity agrícola a disparar. O fundo iPath® Bloomberg Cocoa Subindex Total Return (SM) (NYSE:NIB) se movimenta de acordo com os preços do cacau no mercado futuro da ICE.   

h2 Café atinge seu maior preço desde 2014 em julho/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em abril de 2019, o contrato futuro do café na ICE registrou seu nível mais baixo desde 2005 quando atingiu 86,35 centavos de dólar por libra-peso. O primeiro sinal de que algo estava ocorrendo no mercado do café surgiu quando o produto registrou mínima mais alta em 92,70 centavos em junho de 2020, no auge da pandemia global.

As estrelas de alta se alinharam para o mercado futuro do café em 2021, quando a alta das pressões inflacionárias e a geada no Brasil fizeram os preços atingirem seus níveis mais altos em anos.