Commodities Nesta Semana: Alívio para o Petróleo no Feriado, Brexit Ajuda o Ouro?

 | 19.11.2018 10:16

Quem aposta na queda do petróleo continuará acompanhando ansiosamente os acontecimentos na Opep nesta semana mais curta nos EUA, devido ao feriado de Ação de Graças. Paira sobre o mercado a ameaça de cortes de produção diante do aumento dos estoques de petróleo nos EUA e das incertezas em torno de um acordo comercial entre os líderes norte-americanos e chineses nas próximas duas semanas.

Já quem espera uma alta no ouro pode encontrar uma nova esperança no suporte de US$1.200, à medida que a crise do Brexit aumenta a aversão ao risco na Europa e a primeira-ministra britânica Theresa May luta por sua sobrevivência política frente ao temor de autoridades da UE de que maiores problemas possam prejudicar a já fragilizada relação de trabalho do Reino Unido com a União Europeia.

De fato, os mercados financeiros ao redor do mundo dão sinais de aflição com a previsão de queda na confiança do consumidor na Zona do Euro e de crescimento estável, no melhor cenário, dos dados de PMI de manufatura e serviços na Alemanha.Nos EUA, a expectativa é que os números de construção de novas casas e licenças de construção sejam positivos, com possibilidade de queda nos dados de pedidos de bens duráveis.

h3 Agentes podem estar com receio de abrir posições de venda antes do feriado/h3

Enquanto os mercados norte-americanos se preparam para o feriado de Ação de Graças na quinta-feira, a pressão vendedora no petróleo pode diminuir após um queda recorde que culminou em seis semanas seguidas de perdas que eliminaram cerca de 25% do valor do mercado.Segundo analistas, a redução nos dias de negociação pode fazer com que os vendedores de petróleo tenham receio de abrir novas posições que sejam difíceis de descarregar se houver uma virada repentina no mercado.

Dominick Chirichella, do Instituto de Gestão Energética de Nova York, afirmou:

“Com uma reunião prevista para 6 de dezembro, a Opep tem a difícil missão de chegar à cúpula com os preços em alta.”

A Arábia Saudita e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deram sinais de que podem chegar a um acordo para cortar a produção em 1,4 milhões de barris por dia na reunião marcada para o próximo mês, em Viena.Essa discussão ajudou a evitar que os mercados de petróleo sofressem perdas ainda maiores que a queda de 6% registrada na semana passada.

h3 Preços do petróleo se afastam das mínimas, por enquanto/h3
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

De acordo com Chirichella:

“Com as bolsas americanas fechadas na quinta-feira e a redução da atividade na sexta, o principal fator positivo para o complexo petrolífero é que essa menor atividade pode cessar um pouco a queda que o mercado sofreu nas últimas seis semanas.”