Commodities nesta Semana: Fed Direciona o Ouro; Petróleo nas Mãos da Opep+

 | 28.06.2021 10:50

Vários pronunciamentos do Federal Reserve e os números de emprego nos EUA em junho canalizarão a energia do ouro nesta semana. Os investidores do petróleo, enquanto isso, esperam mais “bondades” da Opep+, ou seja, elevações menores de produção do que se cogita no mercado antes da reunião do cartel em julho.

Entre os chefes regionais do Fed, irão se pronunciar durante a semana John Williams, de Nova York; Patrick Harker, da Filadélfia; Raphael Bostic, de Atlanta; Thomas Barkin, de Richmond, além do vice-presidente Randal Quarles, agitando o calendário pré-feriado de 4 de julho.

Com o encerramento do período de silêncio do Fed antes da sua reunião de junho, as principais autoridades do banco têm proferido discursos muitas vezes conflitantes entre si. O que temos visto é que há uma divisão entre aqueles que sugerem uma continuidade maior do estímulo e da demora na elevação dos juros e aqueles que exigem uma redução mais rápida das compras de ativos e do afrouxo monetário.

Isso deve se repetir novamente nesta semana, prometendo mais sessões voláteis para o ouro antes dos números do mercado de trabalho em junho nos EUA.

O contrato futuro do ouro com vencimento mais próximo na Comex de Nova York fechou a sexta-feira com sua primeira valorização semanal nas últimas quatro, quando houve a queda sem cerimônia dos níveis de US$ 1900.