Commodities Nesta Semana: Fim das Isenções ao Irã Pode Encerrar Cortes no Petróleo

 | 22.04.2019 04:15

O presidente dos EUA, Donald Trump, está fazendo o máximo para aliviar uma possível restrição de oferta de petróleo em meados do ano, ao atender as expectativas da Arábia Saudita de banir o petróleo iraniano, ao mesmo tempo em que inicia uma nova ameaça, ao apoiar um general desertor na Líbia, caso Riad resolva não cooperar para conter a disparada do petróleo.

A questão agora é o que os sauditas estarão dispostos a fazer por Trump, para garantir que ele não tente atrapalhar o intenso trabalho que o Reino realizou nos últimos cinco meses para fazer com os preços do petróleo chegassem aos patamares atuais.

A menos de duas semanas para expirar as isenções norte-americanas às importações de petróleo iraniano, o mercado vem discutindo quais países terão suas permissões renovadas e quais volumes poderão comprar desta vez.

h3 Movimento-surpresa dos EUA contra o Irã/h3

Mas, em uma notícia surpreendente vazada ao Washington Post no domingo e também divulgada pela CNN, o Secretário de Estado, Mike Pompeo, estaria pronto para anunciar, nesta segunda, que as isenções para a importação de petróleo do Irã, que expiram no dia 2 de maio, não seriam prorrogadas. Uma autoridade do Departamento de Estado foi citada ao dizer que essa ação era para “aumentar os custos do comportamento maligno do Irã e enfrentar com mais força a grande variedade de ameaças à paz e à segurança que seu regime representa”.