Commodities Nesta Semana: Para Onde Trump Mandará o Petróleo? Ouro Pode Subir

 | 25.03.2019 05:23

O presidente dos EUA será capaz de influenciar a dinâmica do petróleo nesta semana com sua força política renovada?

Diante de tudo o que está acontecendo para debilitar os fundamentos do petróleo (desde o rali da semana passada, com o aprofundamento dos cortes da Opep, até início cambaleante desta semana, em meio aos temores de recessão nos EUA), Donald Trump melhorou muito suas chances de reeleição em 2020, depois de ter sido inocentado de acusações envolvendo a Rússia em uma investigação do Senado, o que não deixa de ser uma variável que pode aumentar ainda mais os ruídos imediatos no mercado de petróleo.

A conclusão do procurador especial dos EUA, Robert Mueller, de que não encontrou evidências de que Trump fez um conluio com a Rússia para vencer as eleições presidenciais de 2016 elimina a acusação central de desonestidade na campanha feita pelos Democratas durante dois anos.

Embora essa possa ser uma ir além da acusação de Mueller .

Por enquanto, ainda não está claro como essa renovada força política de Trump poderia afetar o petróleo. Como a primeira notícia relevante sobre as descobertas de Mueller saiu no domingo, qualquer impacto no mercado deve ocorrer na segunda-feira, em Wall Street, com a retomada dos negócios nos EUA.

h2 Paradoxo da força política de Trump para o petróleo/h2

A maior estabilidade política de Trump poderia ter um efeito paradoxal no petróleo.

O que os investidores geralmente desejam nos mercados é que a estabilidade política seja fruto de um governo fortalecido pelo próprio posicionamento do presidente. Do contrário, o dólar pode subir e pesar sobre os preços das commodities, que geralmente seguem a direção contrária da moeda americana.

Não é segredo para ninguém que Trump não gosta de preços altos para o petróleo, e sua tendência é combatê-los com o que estiver ao seu alcance, desde tuítes desencorajadores até isenções a importações do Irã, além de vendas emergenciais do abastecimento de petróleo americano, se necessário.