Commodities nesta Semana: Petróleo Preso à Briga de Trump com Irã; Ouro Espera Fed

 | 24.06.2019 11:01

Donald Trump insiste que não quer guerra, mas o Irã não se mostra disposto a negociar, na esperança de forçar o presidente dos EUA a retirar suas sanções incondicionalmente. Esse é um dos mais complexos cenários já enfrentados pelos traders de petróleo, apesar de o West Texas Intermediate norte-americano ter acabado de registrar sua melhor semana desde 2016, com uma valorização de 9%.

O ouro também pode se consolidar em torno de US$ 1.400 por onça, à espera de sinais do tão aguardado corte de juros do Federal Reserve (Fed).

Às vésperas das reuniões da Opep e do G20 que terão repercussão nos mercados petrolíferos, poucos traders querem se arriscar a abrir novas posições de venda a descoberto no petróleo nesta semana. É possível que a parceria entre a Arábia Saudita e a Rússia gere novas restrições à produção petrolífera na cúpula da Opep nos dias 1 e 2 de julho. E Trump e o líder chinês, Xi Jinping, podem anunciar um acordo comercial preliminar antes da conclusão do G20, em Osaka, nesta semana.

h2 Tempos extraordinários para os traders de petróleo/h2

Apesar de os traders estarem vivendo tempos extraordinários no petróleo, não significa que os touros não precisam se proteger dos eventos mais inesperados. E isso envolve a possibilidade de mais um acúmulo inesperado de estoques de petróleo nos dados semanais divulgados pela Energy Information Administration (EIA), dos EUA, e também uma possível indecisão por parte dos membros do Fed quanto ao corte de juros amplamente aguardo em julho.

Embora a EIA tenha citado uma demanda recorde de gasolina nos EUA em seu último conjunto de dados na semana passada, um incêndio em um complexo de refino na Filadélfia na sexta-feira, responsável por um quarto dos produtos combustíveis da região, pode distorcer os números de energia da agência no curto prazo.

E as margens fracas de refino ao redor do mundo, particularmente na Ásia, estão pressionando a perspectiva mundial de petróleo.

A consultoria Energy Intelligence, de Nova York, listou diversos temas importantes para o petróleo na sexta-feira, em especial, percepções negativas sobre a economia global e como elas estão impactando os preços da commodity.

O grupo afirmou que o enfraquecimento do PIB mundial intensificava os temores do mercado de que a demanda petrolífera estaria “à beira de um precipício”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora