Commodities nesta Semana: Reunião do Fed Será Positiva para o Petróleo e o Ouro?

 | 19.08.2019 11:34

Será que o Fed dará uma mãozinha aos mercados de commodities nesta semana? Ou jogará os preços do petróleo e do ouro ladeira abaixo?

O Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) realizará sua reunião anual em Jackson Hole, a partir de quinta-feira até sábado, com um pronunciamento do presidente minutas da sua reunião de julho, quando cortou suas taxas de juros pela primeira vez em uma década.

O que o Fed fará para enfrentar os riscos de uma recessão?

Para o calendário financeiro mundial, o retiro de Jackson Hole é extremamente importante: os investidores ao redor do mundo escrutinarão a reunião para ter uma ideia sobre a política monetária futura.

Embora o pronunciamento de Powell seja o ponto alto, outras discussões que abordarem, ainda que remotamente, as taxas de juros podem desencadear fortes movimentos nos mercados, principalmente se os investidores ficarem entusiasmados com outro corte do Fed em setembro. É praticamente certo que qualquer sinal de redução de juros impulsionará os preços do petróleo e do ouro.

Mesmo sem contribuir para o corte de 25 pontos-base ordenado pelo banco central norte-americano em julho, os investidores ficarão de olho em como o Fed responde aos temores de uma recessão, intensificados pela recente inversão na curva de juros do Tesouro americano.

Também está no radar: minutas do BCE, PMI alemão

Deixando de lado Jackson Hole, as atenções também estarão voltadas a outros bancos centrais nesta semana, em que o Banco Central Europeu (BCE) divulgará as minutas de sua reunião de julho na quinta-feira, um dia depois do Fed.

Embora o BCE tenha deixado os juros inalterados no mês passado, fez um ajuste em suas projeções para indicar que as taxas podem cair. Isso significa, essencialmente, que foram assentadas as bases para um possível corte em setembro. A instituição também indicou que pode reviver seu programa de flexibilização quantitativa nos próximos meses.

Antes das minutas do BCE, os investidores terão novas informações sobre a saúde dos setores de dados do PMI da Alemanha serão acompanhados de perto depois que a maior economia da região contraiu no segundo trimestre, alimentando temores de uma possível recessão.

Quanto aos EUA, as atenções do mercado se voltarão em grande medida aos números de casas novas , previstos para quarta e sexta-feira, respectivamente. No momento, ambos estão sendo respaldados pela firme confiança dos consumidores, por salários em alta e por taxas hipotecárias em queda.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Cenário misto para o petróleo

A volatilidade tomou conta dos mercados petrolíferos por duas semanas consecutivas, em razão da insegurança dos traders quanto à direção dos preços.