Commodities nesta Semana: Ouro Enfrenta Resistências; Petróleo Aguarda Opep+

 | 17.08.2020 09:25

Publicado originalmente em inglês em 17/08/2020

Depois de períodos de hipervolatilidade, a extrema cautela é natural nos mercados. Tudo indica que teremos uma semana assim nos metais preciosos e no petróleo.

Isso não quer dizer que os formadores de mercado no ouro e no petróleo desistirão de tentar direcionar as coisas à sua maneira. Não podemos descartar certo viés, ou até mesmo a continuidade da volatilidade, em uma semana de divulgação das atas da reunião de julho do Federal Reserve, de atualização dos pedidos semanais de seguro-desemprego, de números de PMI na Europa, de dados de estoques de petróleo bruto nos EUA e de uma reunião de grupo da Opep+.

Ao final do pregão asiático desta segunda-feira, os preços do ouro e do petróleo estavam em alta, assim como a maioria do complexo de commodities. Componentes relacionados, como prata e gasolina, chegaram inclusive a registrar forte valorização de 3% cada.

Moderação deverá ser a palavra de ordem

Mas os preços também estavam se afastando das máximas diárias, sugerindo que a moderação deverá ser a palavra de ordem aqui.

Tanto o ouro quanto o petróleo acabaram de ter semanas repletas de eventos. O metal amarelo registrou sua primeira perda semanal nos últimos dez períodos, após a pior desvalorização desde 2013, enquanto o petróleo cravou sua segunda semana de alta, apesar do ceticismo relacionado à covid-19 em relação à demanda de combustíveis. Pode ser necessária uma reavaliação dos fundamentos e o resultado de importantes eventos agendados para determinar a direção dos mercados e da sua força.