Commodities nesta Semana: Petróleo e Ouro Instáveis com Disparada do Vírus

 | 16.11.2020 11:56

A alta inicial nos preços do petróleo e do ouro na semana apresenta um cenário complexo para os investidores, que precisam lidar com a esperança de vacinas e tratamentos, de um lado, e possíveis medidas de confinamento em meio aos aumentos de casos de covid-19, de outro.

A cotação do petróleo subia mais de 1%, diante da perspectiva de que a Opep+ manteria os atuais cortes de oferta, por preocupações com a fraqueza da demanda de combustíveis, após uma disparada das infecções de coronavírus e produção maior na Líbia.

No ouro, os preços tanto do mercado futuro quanto à vista saltavam, com os investidores procurando se proteger da queda da atividade econômica em países e com a imposição de medidas mais rígidas de segurança em estados americanos, devido aos aumentos de casos de coronavírus.

h2 Petróleo sobe graças a dados melhores na Ásia/h2

Dados mostrando uma recuperação na segunda e terceira economias do mundo, China e Japão, também deram suporte ao petróleo no pregão asiático desta segunda-feira. O impulso maior veio dos maiores números diários de todos os tempos no processamento de petróleo pelas refinarias chinesas em outubro.

“O constante avanço dos dados econômicos na Ásia sugere que deve haver uma recuperação no consumo na região”, afirmou Jeffrey Halley, analista da OANDA em Sydney.

“A expectativa de impacto econômico pela covid-19 nos EUA deve ser amenizada pelo avanço na Ásia, o que tem reduzido as pressões baixistas".

O West Texas Intermediate, principal referência do petróleo nos EUA, registrava alta de US$ 0,53, ou 1,3%, a US$ 40,66 por barril, no início desta madrugada.