Como a Covid Causou um Grande Problema na Indústria de Cargo Marítimo

 | 07.07.2021 13:24

 

Quando o gigante cargueiro Ever Given ficou preso no Canal de Suez em março, muita gente ficou preocupada com o impacto na logística global que iria sofrer fortes atrasos.

De repente um dos pontos de maior fluxo de cargas no mundo estava completamente engarrafado. Alguns especialistas falavam que poderiam levar até 9 semanas para descongestionar e como o mundo já se encontra em um cenário de forte demanda por produtos (com a reabertura da economia), o estrago estava feito. Felizmente o cargueiro conseguiu ser solto após 6 dias, mas o problema na cadeia logística global está longe de ser resolvido. E esse problema não começou com o Ever Given e nem deve ser resolvido ainda por vários meses.

O buraco é mais embaixo.

Com o advento do coronavírus a cadeia produtiva global ficou de pernas pro ar. Primeiro, pois no começo de 2020, a oferta e demanda por produtos praticamente parou, já que as pessoas estavam em casa. E depois, com a reabertura da economia, a demanda explodiu, enquanto a oferta não acompanhou.

Após dezenas de trilhões de dólares jogados na economia pelos governos ao redor do mundo, através de injeção monetária e auxílios emergenciais, os consumidores têm aumentado cada vez mais sua demanda por bens de consumo (sofás, geladeiras, bicicletas etc.). Muitas vezes esses produtos são produzidos em diversos países e precisam atravessar o planeta até chegar no seu destino final.

A demanda está tão forte que os preços cobrados para levar um cargueiro de contêiner da China para o Brasil subiram 700% no último ano. E esse impacto não se limitou à indústria de cargueiros de contêineres. A mesma coisa aconteceu com os petroleiros e cargueiros de commodities agrícolas, que viram a demanda explodir, sem navios suficientes para acompanhar.