Como a Inflação Interfere no Seu Bolso?

 | 24.06.2021 10:44

As expectativas inflacionárias pós-pandemia continuam avançando e, consequentemente, elevando as previsões para a taxa básica de juros. Até o momento, foram 11 semanas consecutivas de alta para o IPCA (última: 5,90%) e que continua acima do teto da meta estipulada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) de 3,75% (+/- 1,5%) para 2021.

E o que isso significa? De forma direta, refere-se ao aumento dos preços de produtos e prestação de serviço, diminuindo o poder de compra do consumidor. 

Dentro de um sistema econômico, existe uma quantidade de variáveis econômicas, como indicadores que demonstram as variações de preços atrelados ao nível de atividade e contas externas e fiscais do país, no caso as dívidas. 

Um dos indicadores mais utilizados na medição da saúde financeira do Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, mais conhecido como IPCA. Ele representa a nossa inflação, ou seja, o aumento generalizado dos preços. 

O IPCA é calculado todos os meses pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os grupos de composição do IPCA que possuem maior peso são: alimentação e transporte (20% e 21% respectivamente).

O desafio inflacionário do Banco Central é controlar os estímulos econômicos com a necessidade da população em oferta e demanda. Ou seja, quanto mais estímulos e incentivo tiver (mais dinheiro no mercado), maior é a oportunidade para a população gastar mais e, consequentemente, aumentando o seu poder de compra, maior será o aquecimento da economia. 

Porém, para aumentar a quantidade de dinheiro circulando, o país precisa emitir moedas ou dívidas. E quando acontece esse processo, maior será a inflação e, consequentemente, a taxa de juros. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações