Como a inteligência artificial pode impulsionar blockchains?

 | 17.02.2023 10:28

“Dados são o novo petróleo” talvez seja a melhor frase clichê para começar a abordar esse tema. Brincadeiras à parte, a metáfora descreve bem o valor e a importância crescentes dos dados na economia moderna. Assim como o petróleo foi um recurso valioso que impulsionou a economia industrial no século XX, os dados são vistos como o recurso valioso que impulsiona a economia digital do século XXI.

Há paralelos legais que podem ser traçados, como o fato de que tanto o petróleo quanto os dados são matérias-primas que devem ser extraídas, processadas e refinadas antes de sua utilização. Assim, hoje, há um ecossistema inteiramente construído onde os dados são coletados, armazenados, analisados e monetizados, com diversas legislações específicas sendo desenvolvidas para protege-los.

Com os avanços concomitantes de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e o aumento do uso de inteligência artificial e machine learning para análise de dados, há ainda mais tração para a aceleração do setor. A projeção de crescimento da economia de dados europeia, por exemplo, é de que, em cenário otimista, haja um salto dos €184.45 bilhões vistos em 2019 para €334.20 bilhões em 2025. E, mais uma vez, assim como as máquinas eram movidas a petróleo nas fábricas, os dados é quem movem os algoritmos de inteligência artificial.