Como a Produção Industrial Pode Influenciar na Decisão da Selic

 | 02.08.2022 16:05

A produção industrial de junho recuou 0,4% em junho frente ao mês anterior e 0,5% na comparação interanual, de acordo com os dados do IBGE. A indústria brasileira, que foi severamente impactada durante a pandemia, com a paralisação das atividades e a falta de insumos, ainda enfrenta dificuldades, seja pelo aumento nos custos de produção, assim como pela restrição de acesso a insumos e componentes para a produção de bem final. 

Porém, além dos problemas pelo lado da oferta, ou seja, da produção, a leitura do dado de hoje pode antecipar um ciclo de desaquecimento da economia brasileira, fortalecendo a hipótese de que a Selic nos atuais patamares impactará no desaquecimento da demanda, no custo da produção e consequentemente na atividade econômica como um todo. 

Para entender melhor como a produção industrial pode antecipar um ciclo econômico, procuro observar a dinâmica das grandes categorias do setor, em especial de bens de capital, a primeira que retrai ante a contração econômica e que cresce quando há expectativa de economia aquecida nos próximos meses. 

Neste cenário, a retração de 1,5% na indústria de bens de capital em junho e no primeiro semestre em 0,9%, já pode trazer sinais de que a atividade econômica nos próximos meses tende a desaquecer.