Como as Eleições Norte-Americanas Podem Afetar os Seus Investimentos?

 | 02.10.2020 13:27

Não é segredo para ninguém que as eleições norte-americanas estão no foco dos investidores de todo o mundo neste momento. Se você investe e não está acompanhando o assunto, saiba que deveria. O pleito acontecerá no dia 3 de novembro e os rumos da maior economia do planeta – e dos seus investimentos - podem ser bem distintos de acordo com o resultado das urnas. Por isso, leia este artigo até o fim.

Neste momento, as pesquisas indicam a vantagem de Joe Biden por uma margem próxima de 7 pontos percentuais e uma tendência de retenção de votos em boa parte dos estados mais importantes do colégio eleitoral americano.

No entanto, o cenário atual era pouco provável antes da pandemia, com Trump ainda como favorito. Diante da nova perspectiva, alguns fatores começaram a influenciar a disputa como o avanço do coronavírus nos EUA, os resultados da economia e os crescentes protestos contra o racismo.

Essas questões foram importantes para favorecerem Joe Biden e desenharem o cenário atual. De acordo com alguns analistas, a tendência nas próximas semanas é de estabilidade ou melhora dos indicadores econômicos e de saúde.

Contudo, o que acontecerá com os Estados Unidos dependerá e muito da composição do Congresso norte-americano. Caso o vencedor do pleito não tenha apoio de ambas as Casas será difícil conseguir a implementação de políticas mais profundas como o tão falado aumento nos impostos defendidos por Biden.

Antes da pandemia, muitos acreditavam em um Congresso dividido com a Câmara nas mãos dos Democratas e Senado comandado por Republicanos. A questão é que com todas estas mudanças, as disputas pelas Casas ficaram mais uma vez em aberto.

Algumas projeções mostram o Ibovespa acima dos 110 mil pontos tanto com Biden quanto com Trump eleitos. Como eu disse anteriormente, o que deve alterar este cenário é a composição das casas legislativas.  

Mas o que pode acontecer com os seus investimentos no Brasil?

Caso as eleições terminem com vitória expressiva de Biden e Senado comandado por Democratas, dificilmente o Ibovespa não seria afetado de forma negativa de acordo com algumas projeções.

Além disso, há uma discussão em torno da Guerra Comercial envolvendo Estados Unidos e China. Atualmente os chineses não estão comprando commodities americanas como soja e carne. Esta demanda vem sendo atendida, em partes, por empresas brasileiras listadas em bolsa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Desta forma, caso Biden vença e saia um acordo em relação ao tema, os chineses podem, eventualmente, voltar a negociar os produtos com as empresas americanas deixando o Brasil em segundo plano.

Restam pouco mais de 30 dias para que o mundo conheça o resultado e o cenário ainda está dominado por incertezas. Se você não sabe bem qual estratégia seguir, eu recomendo que procure a ajuda de um profissional. E, claro, não deixe de se informar e estudar sobre o mercado. 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações