Como Calcular alguns Múltiplos Fundamentalistas

 | 10.04.2017 01:27

Se você se interessa por bolsa de valores é bem provável que já ouviu falar em alguns múltiplos fundamentalistas, neste artigo pretendo calcular alguns em um dos papéis da bolsa brasileira.

É importante ressaltar que o conteúdo não possuiu a finalidade de indicações de compra ou venda, na realidade o mesmo serve apenas para demonstrar como fazer o cálculo dos múltiplos, ou seja, transferir um pouco do conhecimento que adquiri.

Para esse artigo tomo como base as informações disponíveis aqui no site da Investing.com, a princípio tomo como exemplo as ações da Estácio (SA:ESTC3).

O indicador P/L basicamente toma como base dois fatores, o primeiro é o preço da ação e o segundo o lucro líquido para cada ação. Para esse cálculo tomo como base as demonstrações anuais da Estácio para 2016. Abaixo segue a fórmula do P/L

P/L = Preço da ação/ Lucro líquido por ação.

Alguns analistas tomam como base o valor 10, isso mesmo, se o valor for além de 10 representa um maior risco no preço atual, todavia se for aquém de 10 representa um risco menor. É importante dizer que o analista ou investidor deve olhar também o valor nas demonstrações passadas, uma vez que, evita-se entrar em empresas que dão prejuízo, todavia naquele balanço em específico representou o lucro.

Agora vamos dar uma olhada aqui no site da Investing.com para sabermos como está o lucro líquido da Estácio para o ano de 2016: