Como Evitar Uma Crise da Tether?

 | 22.05.2019 14:34

Stablecoins trazem uma grande vantagem aos interessados em trading de criptomoedas “free-float”: velocidade e, inicialmente, menores barreiras regulatórias. Não há grandes dificuldades de compreensão e adoção dessas moedas, portanto investidores que tendem a sair periodicamente de ativos mais arriscados podem vir a se sentir mais confortáveis. Se há um bear market volátil, há a opção de mover recursos de criptomoedas tradicionais para a stablecoin e, assim, continuar no sistema para trading numa eventual reversão.

Uma premissa subjacente a esse raciocínio é a necessidade de confiar na stablecoin. Ela deve ser lastreada em algum ativo estável, normalmente o dólar. Eu, e imagino que a maioria dos investidores, esperamos que esse ativo seja a qualquer momento reversível ao dólar e a melhor maneira de garantir isso é impondo uma paridade um-a-um: cada token de stablecoin equivale a um dólar. Caso essa conversão seja falha, não há motivos para confiar nesse sistema. Dito isso: não há mais como confiar no Tether, a principal criptomoeda estável.

Em um tribunal, a Bitfinex -- exchange com maior controle sobre o Tether -- admitiu que apenas 74% dos tethers são conversíveis. O resto é Blockstream já discute o problema). Contudo, como incentivar essas companhias a perderem a margem de manobra que ter recursos pouco claros traz?

Não acredito que isso seja possível, atualmente. Quando há grande descentralização dos ativos e players, a coordenação se torna mais difícil. Não faz sentido para as exchanges perder algo a menos que os demais players consigam impor suas pautas. Acredito que a coordenação para isso rolar depende muito de algum choque externo e as sucessivas denúncias e investigações contra a Tether e exchanges não apresentam mais valor de choque. De certa maneira, uma solução política não ocorrerá tão cedo.

Por agora, a solução ideal é voltar a alocar parte dos investimentos em cold storage e soluções fora de exchanges. Temos que nos aproveitar que investimentos em hard money como o Bitcoin para evitar que riscos políticos internos nos afetem. Apesar das stablecoins serem uma ferramenta para estabilidade, isso não vale mais. Volatilidade de mercado me soa melhor que risco de crédito. Não é mais possível comprar paz usando as ferramentas de stablecoin, portanto as premissas do começo do texto não se verificam. Não é vantajoso continuar esse atual arranjo, creio.

Dessa maneira, alocar parcialmente Bitcoin em cold storage é uma opção melhor para quem acredita no longo prazo da moeda; ou mesmo para mover para fiat real pode ser melhor que manter em exchanges. Isso não significa abandonar o mercado ou perspectivas extremamente negativas, posto que o mercado não tem respondido mal aos riscos, significa apenas que o mercado precisa ser redesenhado. Enquanto houver algum risco de crédito e a Tether estiver sem solução, se reposicionar pode valer a pena.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações