Como Fica o Mercado de Ações com a Declaração de Bolsonaro

 | 10.09.2021 10:32

No dia 7 de setembro o Brasil inteiro parou para celebrar o dia da sua independência, aproveitando para manifestar apoio ao atual presidente da república.

Durante o dia, Bolsonaro discursou expressando seus sentimentos em relação ao STF entre outros pontos importantes, que até então não tinham comprometido a performance do Ibovespa, com EWZ (NYSE:EWZ) subindo cerca de 2% boa parte do dia.

Por outro lado, na quarta-feira, a reação dos órgãos atacados pelo presidente gerou uma onda de pessimismo pelo mercado que afundou nosso principal índice da bolsa de valores IBOV em -3,78%. Para somar a isso, uma paralisação dos caminhoneiros tomou conta do país causando ainda mais estresse nos mercados principalmente para ações como Petrobras (SA:PETR4), cujo principal questionamento dos envolvidos era o grande aumento do preço do combustível.

No dia 8 de setembro grandes bancos como Bradesco (SA:BBDC4) caíram 5,76%, Petrobras baixou 5,63%, entre outras gigantes da bolsa que sofreram muito. Com um cenário semelhante ao de 2018, tudo mostrava que era somente o início de uma série de quedas na nossa bolsa de valores, que mesmo após uma grande desvalorização chegamos a cair próximo de 1% no dia 9 de setembro com IBOV chegando a negociar abaixo de 112.500 pontos.

Perto das 16:30h do mesmo dia, o mercado virou com a divulgação de uma “declaração à nação" de Bolsonaro onde alega nunca ter a intenção de agredir nenhum dos poderes prezando sempre pela vida do brasileiro e da sua economia. Essa publicação acalmou os ânimos dos investidores que estavam cautelosos com um possível conflito direto entre os poderes.

A reviravolta dos mercados foi tamanha que as ações dispararam para cima deixando o campo negativo para o positivo em questão de poucos minutos. Petrobras, por exemplo, caía mais de 3% e conseguiu nos últimos minutos fechar com uma alta de 2,12%. Com a declaração boa parte da tensão é aliviada mas ainda temos muito caminho pela frente para ver uma retomada do crescimento do mercado acionário, mas com certeza a declaração é um marco importante para projetar um fim da instabilidade política do Brasil.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações