Como funciona a alavancagem na Bolsa de Valores?

 | 30.07.2023 09:05

A Alavancagem é um instrumento financeiro que permite ao investidor comprar um ativo com um valor maior do que o capital que ele tem disponível na sua conta de trading.

É realizada por um empréstimo concedido pela Corretora ou banco. Pode ser uma ferramenta muito poderosa para os investidores, mas também é um instrumento arriscado.

A Alavancagem pode ser usada para aumentar os lucros, mas também pode aumentar as perdas. Se o preço do ativo subisse, o investidor ganharia mais dinheiro do que se ele tivesse comprado o ativo com o seu próprio capital (Mercado à Vista).

No entanto, se o preço do ativo caísse, o investidor perderia mais dinheiro do que se ele tivesse comprado o ativo com o seu próprio capital.

É importante lembrar que a alavancagem não é uma garantia de lucros. Os investidores que usam alavancagem devem estar cientes dos riscos envolvidos e devem tomar medidas para mitigar este cenário.

PRINCIPAIS RISCOS DE SE OPERAR ALAVANCADO NA BOLSA DE VALORES

– Perda de capital: se o preço do ativo cair, o investidor pode perder mais dinheiro do que ele investiu.

– Liquidação: se o investidor não tiver fundos suficientes para pagar o empréstimo, o ativo pode ser liquidado.

– Margem: os investidores que usam Alavancagem podem ser obrigados a manter uma determinada quantidade de Margem em sua conta. Se o nível de margem cair abaixo do limite exigido, o investidor pode ser obrigado a fornecer mais capital ou o ativo pode ser liquidado.

Entender de Alavancagem no seu começo na Bolsa de Valores pode ser complexo! Você pode abrir posições desmedidas ao seu saldo e estourar a sua conta com pequenas oscilações. Aconteceu muito comigo até aprender.

O melhor caminho pra você, que deseja iniciar no trading com prudência é operar no Mercado à Vista, sem alavancagem. Dessa maneira, poderá sobreviver às oscilações sem quebrar!

Poderá ter um risco adequado à sua Carteira, lhe dando tempo e fôlego, para que entenda o Mercado até chegar na sua estratégia ideal, alinhada ao seu perfil.

CALCULANDO O RISCO NO MERCADO À VISTA

Para facilitar o seu entendimento, vou lhe trazer alguns cálculos. Imagine que você tenha um conta de investimentos no exterior com saldo de 5 mil dólares.