Como Identificar o Fim de uma Tendência

 | 26.05.2022 09:40

Olá amigo leitor e investidor! Tudo bem? Estamos acompanhando esse repique do preço e a primeira coisa que temos em mente é... Está na hora de comprar?
É a pergunta de U$ 1 MM, muitos fogem dessa pergunta, outros dizem " ah! Pode cair mais, ficar lateral ou até subir". Enfim, não vou ficar em cima do muro e tecnicamente tentarei te mostrar o motivo.
Antes de você saber identificar o fim de uma tendência, precisamos ter clareza de:

1 - A primeira coisa em mente é conseguir eliminar o mal hábito de ficar procurando topos e fundos no gráfico, isso irá te fazer ficar preso em papéis, também te deixara de fora de boas oportunidades ou ficar assumindo perdas até o patrimônio evaporar.

2- Não menos importante é a questão do seu estilo operacional, não adianta querer os resultados de um day trader fazendo buy and hold, ou a segurança de renda fixa fazendo day trade, é loucura!
Precisa se conhecer e potencializar o que melhor combina com você, invista no que você tem de melhor e não queira mudar porquê o "coach" ou "influencer" quer te convencer que poderá comprar croassant com trade..

3- A questão do preço médio. Você tem um negócio que só te dá prejuízo, pra que irá investir mais dinheiro nele? Tente ter esse pensamento quando tiver tendo prejuízos em renda variável. Nao estou dizendo pra você assumir o prejuízo com a venda, mas deixe o seu dinheiro guardado pra outras oportunidades que irão reduzir ou até mesmo zerar o prejuízo de outro ativo.

Dito isso, agora você irá precisar saber o que é uma tendência primária, secundária e terciária, muitos já vão pensar... "Pow o cara quer falar o óbvio", mas é claro que vou falar, por quê é o simples que funciona, é seguir seus conceitos dentro de uma lógica testada e aprovada. Não confundam fazer o simples como fazer algo fácil, são coisas totalmente diferente.

Vamos ao gráfico do IBOV e identificar as 3 tendências no momento.

OBS: Tenham em mente o conceito de fractal (lembre-se do brocólis como analogia)h2

Tendência Primária/h2